Notícias - Thais Iervolino - Educação&Participação

Cenpec adere a uma plataforma internacional de financiamento coletivo

Projeto lançado pelo Cenpec busca apoios em plataforma internacional de financiamento coletivo

Produção de materiais voltados à alfabetização de crianças. Essa é a proposta de uma campanha de financiamento coletivo lançada ontem (13) pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é arrecadar recursos para produzir uma publicação virtual interativa e de materiais de apoio destinada a professores para tratar de questões que muitas vezes se tornam desafios para as crianças durante essa fase da educação básica.

A proposta surgiu da vivência dos profissionais da organização nas redes de ensino por quase 30 anos. “Queremos colaborar para que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os 8 anos de idade e sejam capazes de ler e escrever, conforme previsto no Plano Nacional de Educação”, afirma Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec.

Segundo ela, um dos passos para a alfabetização é o entendimento das relações entre os sons da fala e as letras da escrita, “o que nem sempre é óbvio, pois a convenção do nosso sistema ortográfico carrega uma série de relações que nem sempre são diretas”.

Dessa forma, a campanha pretende arrecadar R$ 24 mil (US$8 mil) pela plataforma internacional de financiamento coletivo GlobalGiving para custear o primeiro volume da coleção, A vaca sabida. Nele, serão abordadas questões das consoantes chamadas de homorgânicas (veja mais no vídeo abaixo).

A Coleção Cenpec: Alfabetização será distribuída para uma rede de 100 mil professores, com a qual a organização trabalha em seus projetos, além de ser disponibilizada virtualmente, com potencial para beneficiar os 385 mil professores alfabetizadores do país e seus mais de 9 milhões de alunos.

Clique aqui para saber mais sobre a publicação e como colaborar com a campanha.

Tagsalfabetização, cenpec, currículo, docentes, formação, global giving

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)