Notícias - Thais Iervolino - Prêmio Itaú-Unicef

Conheça as oito ações parceiras premiadas das Regionais Belém e Goiânia

Em uma cerimônia que reuniu representantes das 24 parcerias entre organizações sociais e escolas públicas que são finalistas das regionais Belém e Goiânia na capital paraense, nesta última sexta-feira (26), o Prêmio Itaú-Unicef anunciou as oito parcerias vencedoras dessas.

Saiba quais são. 

Regional Belém

Projeto Guaporé – O Instituto Cultural e Educacional Espírita André Luiz e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Auta de Souza são as duas instituições responsáveis pela parceria vencedora da regional na categoria grande porte.

Ao todo, 300 crianças e adolescentes de 6 a 12 anos de Porto Velho (RO) participam da ação. Seu objetivo principal é oferecer um serviço de ação continuada, assegurando espaços de referência e de participação, de relações de afetividade, de respeito e de autoridade que garantam a ampliação de trocas culturais e a experimentação da participação na vida pública dessas crianças e adolescentes.

Para isso, o trabalho é realizado de modo a estimular o potencial criador, a socialização e o trabalho em cooperação, utilizando processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, a criatividade e a capacidade de resposta.


Projeto Sonho Meu – Vencedora na categoria médio porte, a ação parceira Projeto Sonho Meu tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil, tendo o esporte, a educação e a cultura como agente transformador para 198 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que vivem em Ji-Paraná (RO).

Com uma metodologia de trabalho diversificada para promover a interação entre as duas instituições parceiras, a Fundação JiCred e a Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Parque dos Pioneiros, o projeto visa ainda melhorar o desempenho escolar dos alunos participantes, trabalhando a diversidade e respeitando a individualidade. Essa metodologia desenvolve em cada participante o autoconhecimento de suas ações e mostra como elas influenciam sua vida e a vida dos que o cercam.


Aluno Repórter – A Imprensa na Escola – Resultado da parceria entre a Fundação Nossa Senhora do Rosário e a Escola Estadual de Ensino Fundamental do Rocha, a ação Aluno Repórter foi a vencedora da regional na categoria pequeno porte.

Entre seus objetivos está o de diminuir as desigualdades sociais e favorecer o acesso à educação em tempo integral de 150 adolescentes entre 13 e 15 anos. Para isso, a parceria desenvolve palestras e oficinas audiovisuais ministradas voluntariamente por profissionais do rádio e da TV a alunos em situação de vulnerabilidade social do município de Bragança (PA).

Essa ação garante um repasse de conhecimentos específicos na área de comunicação e também promove o pleno exercício da cidadania e o preparo para o mercado de trabalho.

Os indicadores do Projeto Aluno Repórter apontam para a melhoria significativa do letramento dos estudantes, o que possibilitou o aumento do desempenho e, consequentemente, a redução da evasão escolar, bem como o acesso de vários alunos às universidades e ao mercado de trabalho.


Redes de Aprendizagens: Vivências em Tutoria na Escola Waldir Garcia – Desenvolvendo suas ações no município de São Geraldo (AM), a ação conquistou o prêmio de vencedora da regional na categoria microporte, sendo uma parceria da Escola Municipal Professor Waldir Garcia e do Coletivo Escola Família Amazonas (Cefa).

Atendendo 231 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, a parceria busca contribuir para a real efetivação da educação integral e para a ampliação dos espaços e tempos de partilha de autoridade e responsabilidade.

Para tanto, existem atividades desenvolvidas com os educandos, como a elaboração de seus projetos de vida construídos com apoio dos tutores (pais, mães, professores, comunitários, pessoal de apoio da escola), a elaboração de plano de estudos individual, além da participação efetiva nas atividades coletivas da escola, como assembleias, grupos de responsabilidade, oficinas, dentre outras.

Vídeo – Regional Belém

Para conhecer um pouco mais sobre as atividades que crianças, adolescentes e jovens desenvolvem por meio das parcerias vencedoras da regional Belém, assista ao vídeo:

 

Regional Goiânia

Formação Política e Socioeducativa para Adolescentes – Vencedora da regional na categoria grande porte, a ação busca formar 100 adolescentes de 16 a 18 anos de Palmas (TO) para o exercício do protagonismo juvenil.

São desenvolvidas duas atividades articuladas entre si. Uma compreende a realização de seis oficinas com temas ligados aos direitos humanos fundamentais, história da criança e do adolescente no Brasil, direito à participação, marcos legais, rede de proteção à criança e ao adolescente, direito à participação, direitos sexuais e reprodutivos, redução da maioridade penal, gênero, raça e etnia. A outra diz respeito a mais 12 oficinas de educomunicação e de teatro.

As instituições responsáveis pela parceria são o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone e o Centro de Ensino Médio Castro Alves.


Arte, Circo e Cidadania – Tendo como referência metodológica o Circo Social, com experiências espalhadas pelo mundo, a parceria, vencedora regional na categoria médio porte, promove a inclusão social e cultural de 120 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. A ação utiliza as artes circenses na construção de um diálogo pedagógico para fortalecer processos de aprendizagem integral, combinando atividades artísticas e didáticas, além de valorizar a arte como agente de integração entre escola, família e comunidade.

Para isso, a ação, uma parceria entre o Circo Laheto e a Escola Municipal Bárbara de Souza Morais, promove oficinas de práticas circenses, educação musical, teatro, matemática no circo e informática, além de realizar acompanhamento pedagógico dos atendidos.


Recriarte – Revitalizar, Criar e Transformar com Arte – Com os temas arte e cultura, cidadania, desenvolvimento local, educação, meio ambiente, direitos da criança e do adolescente e tecnologia, a ação vencedora regional da categoria pequeno porte busca promover o desenvolvimento de 84 crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos. Eles são atendidos pela ação parceira por meio de danças, músicas regionais e outras manifestações artísticas.

A ação é resultado da parceria da Escola Estadual José Ourives e do Instituto Afro Brasileiro Matogrossense de Barra do Bugres. Eles atuam no município Barra dos Bugres (MT).


Artes na Escola – Garantir a qualidade de vida de 80 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos que vivem no município de Várzea Grande (MT) é o principal objetivo da ação vencedora regional na categoria microporte.

Resultado da parceria da Associação Social Civil Abaiuc e da Escola Municipal de Educação Básica Senhora Dirce Leite de Campos, a ação desenvolve atividades de formação de fanfarra, teatro e esporte, além de oficinas de letramento e raciocínio lógico, entre outras atividades, para alcançar seu objetivo.

Vídeo – Regional Goiânia

Conheça um pouco mais sobre as ações que cada parceria vencedora da Regional Goiânia desenvolve com suas crianças, adolescentes e jovens, assista ao vídeo:

Tagsação parceira, Belém, escola pública, Goiânia, mobilizacao, OSC, parceria, premiação, regionais, vencedoras regionais

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)