Notícias - Thais Iervolino - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef anuncia parcerias premiadas das Regionais São Paulo, Ribeirão Preto e Curitiba

Na quinta feira (9), foi realizada a cerimônia de celebração que anunciou as parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas premiadas pelas Regionais São Paulo, Ribeirão Preto e Curitiba da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef.

Das 36 parcerias que estavam concorrendo à premiação regional, 12 conquistaram o prêmio, sendo 4 por regional.

Saiba quais são.

Regional São Paulo

Construindo Olhares

217 crianças da região de Embu-Guaçu (SP) fazem parte dessa ação parceira, vencedora regional na categoria grande porte. A ação, resultado da parceria entre o Movimento Renovador Paulo VI e a EE Leonice de Aquino Oliveira, busca desenvolver diversas modalidades olímpicas e adaptadas para inclusão, promovendo a integração com alunos que apresentam algum tipo de deficiência, favorecendo o respeito à diversidade e às diferenças.

Para isso, a iniciativa trabalha com temas ligados a arte e cultura, cidadania, educação, esporte e meio ambiente.


Projeto Preservando a Vida

Dança, skate, rádio, fotografia e vídeo. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas pela ação parceira com 240 crianças e adolescentes. Entre os principais resultados alcançados estão: resgate da convivência, efetivação da autonomia, melhora no relacionamento interpessoal, conscientização ambiental, resolução de conflitos, criação de estratégias para a solução de situações aversas, mudança visível na postura do educando como um ser participativo e integrante da vida social.

A ação é resultado da parceria entre o Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão e a EMEB Edson Danilo Dotto.


Mediar para Conviver e Ensinar

Desenvolver e exercitar as aptidões de 41 crianças e adolescentes a respeito da construção do seu futuro, promover a qualidade de vida, a autoestima e o respeito ao próximo. Esse é um dos objetivos principais da ação parceira, vencedora regional na categoria pequeno porte.

Dessa forma, são realizadas atividades ligadas a temas como tecnologia, esporte, educação, cidadania e direitos das crianças e adolescentes. As instituições responsáveis pela iniciativa são o Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi e a EE Professora Selma Maria Martins Cunha.


Construindo a Cultura e Cidadania

Vencedora regional na categoria microporte, a parceria visa, por meio da realização de oficinas de arte e ciência, ao desenvolvimento da capacidade da aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e a formação de atitudes e valores; e o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

Ao todo, 758 crianças e adolescentes participam da ação, que é resultado da parceria entre a Associação Educação Cidadã e a EMEF Desembargador Amorim Lima.

Vídeo – Parcerias vencedoras da Regional São Paulo

Regional Ribeirão Preto

Garatujas

Atividades com linguagem do circo, do teatro, da dança e da literatura, além da realização de intervenções culturais, rodas de leitura e contação de histórias pelos jovens nos equipamentos da comunidade. Essas são algumas das ações da parceria, vencedora regional na categoria grande porte.

A iniciativa é da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim (SP) em parceria com a EE Professor Valério Strang e atende 171 crianças e adolescentes.


Cultura e Transformação

Com a missão de dar oportunidade ao indivíduo para se conscientizar, se instrumentalizar e se promover através de ações efetivas, a parceria promove a formação de 266 crianças e adolescentes de Mococa para intervir nos processos socioeconômicos, ambientais e políticos de seu território.

A ação, vencedora regional da categoria médio porte, é resultado da parceria entre Grupo Tumm – Todos Unidos Mudaremos o Mundo e a EMEB Professor Carlindo Paroli.


EMEIF Padre Cornelis Adrianus Van Gils

Desenvolver a socialização e a aprendizagem; ampliar as habilidades sociais; estimular a imaginação e a criatividade; desenvolver a expressão oral facilitando a comunicação, a aprendizagem e a autoconfiança; e resgatar valores morais para o desenvolvimento da cidadania. Esses são alguns dos objetivos da ação parceira, vencedora regional na categoria pequeno porte.

Ao todo, 21 crianças e adolescentes participam da iniciativa, resultado da parceria entre o Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente de Getulina e a EMEIF Padre Cornelis Adrianus Van Gils.


Estação Criança

Com o intuito de promover as ações de proteção, o desenvolvimento das crianças e o fortalecimento de relações de afetividade e sociabilidade, a ação promove atividades ligadas a temas como raça, educação, esporte, direitos, desenvolvimento local e cidadania para 60 crianças e adolescentes de Atibaia (SP).

A ação, vencedora regional na categoria microporte, é resultado da parceria entre as instituições Fraternidade Universal Projeto Curumim e a EMEF Prefeito Walter Engracia de Oliveira.

Vídeo – Parcerias da Regional Ribeirão Preto

Regional Curitiba

Cultura, Esporte e Cidadania

A ação vencedora regional na categoria grande porte busca promover o desenvolvimento humano integral considerando os aspectos afetivos, cognitivos, físicos, intelectuais, culturais e sociais. Para isso, utiliza uma abordagem humanista, estimulando o protagonismo pautado em uma ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais nos quais a criança e o adolescente devem ser reconhecidos como autor e ator principal.

Ao todo, 565 crianças e adolescentes da região de Criciúma (SC) participam das atividades, que também promovem o exercício da liberdade responsável dando livre opção aos atendidos. Assim, eles participam das decisões de forma consciente, democrática e responsável e podem construir conjuntamente o planejamento, a execução e a avaliação da ação, de maneira autônoma.

A ação é resultado da parceria entre as instituições Bairro da Juventude e a EMEIEF Padre Paulo Petruzzellis.


Educação Cidadã

A vencedora regional na categoria médio porte iniciou suas atividades em 2001 para atender crianças e adolescentes das comunidades em situação de vulnerabilidade social que frequentavam a EE Hilda Teodoro Vieira.

Atualmente, a iniciativa busca possibilitar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em Florianópolis (SC). Oferece espaços e situações de aprendizagem para a construção de valores éticos e de participação na vida pública, além de estimular o desenvolvimento de competências para a vida social e projetos de vida, autonomia no enfrentamento de desafios e na resolução de problemas do cotidiano.

As instituições responsáveis pela parceria são a Casa da Criança do Morro da Penitenciária e a EEB Hilda Theodoro Vieira.


Yvyra Yky – Educação Sociocultural Ambiental Guarani Terra Vida

Resultado da parceria entre o Instituto Sementes ao Vento e a EE Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã. A ação vencedora regional na categoria pequeno porte desenvolve atividades para 49 crianças e adolescentes da aldeia Tekoá Pindó Mirim, em Viamão (RS), com o propósito de reduzir vulnerabilidades socioambientais, fortalecer a identidade e laços culturais da comunidade e ampliar o protagonismo de jovens e mulheres na vida comunitária.

É importante entender que, na cultura indígena guarani, há uma ligação muito estreita entre todos os aspectos da vida: as questões educacionais, a economia, a religiosidade, as relações sociais, a relação com a natureza, a medicina, o artesanato, o transcendental, a celebração da cultura, tudo faz parte de uma unidade, o “ser guarani”. Neste sentido, para trabalhar de forma integral a educação, há de se buscar a integração e a conexão de todos esses aspectos nos processos e ações desenvolvidos.


Protagonistas em Ação

Promover a convivência e o desenvolvimento das habilidades exigidas na vida cotidiana e ampliar o universo cultural de 315 crianças e adolescentes de Curitiba (PR). Esses são os principais objetivos da ação, vencedora regional na categoria microporte.

Para isso, são realizadas atividades nas áreas de arte e cultura, comunicação, desenvolvimento local, direitos das crianças e dos adolescentes, esporte, raça e etnia e meio ambiente. As instituições responsáveis pela parceria são o Centro de Transformação Social Vida Nova e a EMEIEF Piratini.

Vídeo – Parcerias vencedoras da Regional Curitiba

 


Mais sobre a premiação

Com o mote Educação Integral: Parcerias em Construção, a 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef reconhece e estimula as parcerias entre Organizações da Sociedade Civil e as escolas públicas no desenvolvimento de ações socioeducativas que ampliem tempos, espaços e conteúdos de aprendizagem para crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 18 anos. Desde 1995, o Prêmio já recebeu mais de 17 mil inscrições, premiando iniciativas em 1.752 cidades.

Nesta fase, são reconhecidas quatro parcerias por regional, uma de cada porte orçamentário (micro, pequeno, médio e grande). Os projetos inscritos passaram por análise preliminar e foram divididos em oito regionais: Belém (que inclui os estados da região Norte), Belo Horizonte (estado de Minas Gerais), Curitiba (estados do Sul), Goiânia (estados do Centro-Oeste e Distrito Federal), Recife (estados do Nordeste), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Espírito Santo), Ribeirão Preto (interior do estado de São Paulo) e São Paulo (região metropolitana e litoral de São Paulo).

Tagscuritiba, educação integral, escola, OSC, parceria, premiação, ribeirão preto, são paulo

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)