SP Eventos
- João Marinho - Prêmio Itaú-Unicef

Debate virtual: OSCs e escolas e o fortalecimento de vínculos com as famílias e a comunidade

De que forma as organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas podem fortalecer os vínculos com as comunidades do entorno? Qual a importância desses vínculos nos projetos de ações socioeducativas para crianças, adolescentes e jovens na perspectiva da educação integral? Como envolver as famílias nessas ações e como dialogar com diferentes concepções e desafios?

Essas e outras questões foram abordadas no quarto debate virtual do Prêmio Itaú-Unicef em 2016, com o tema OSCs e escolas e o fortalecimento de vínculos com as famílias e a comunidade.

Assista ao vídeo com o evento:

 

Estiveram presentes: Maria Cecília dos Santos, assistente social do Projeto Alvorada, em Ribeirão Preto (SP); e Isa Guará, psicopedagoga, mestre e doutora em Serviço Social pela PUC-SP. A mediação ficou por conta de Ítalo Dutra, do UNICEF.

 

Sobre os participantes

Maria Cecília dos Santos: graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul (FAPSS), atualmente é pós-graduanda em Terapia Familiar Sistêmica e Casais no Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família (Cefatef). Tem formação em Humanização e Acolhimento no Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco, em São Paulo (SP); em Atendimento ao Público pelo Senac São Paulo; e no Curso Socioassistencial Saúde da Criança e do Adolescente, do Centro Social Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP). Atuou como assistente social, educadora social e arte-educadora no desenvolvimento de projetos socioeducativos em órgãos públicos, privados e do Terceiro Setor e no atendimento a famílias, crianças e adolescentes em situação de rua e trabalho infantil. É assistente social da Creche Alvorada – Associação Amigos de Boa Vontade, que, em parceria com a Escola Estadual Professor Alpheu Dominiguetti, foi vencedora na categoria médio porte com o Projeto Alvorada na Regional Ribeirão Preto da 11a edição do Prêmio Itaú-Unicef.

Isa Guará: pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Isa atualmente é membro do Comitê Gestor da Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas da Criança e do Adolescente (Neca) e participa do Conselho do Cenpec. Atua como docente, pesquisadora e assessora de programas e projetos na interface Educação, Educação Social, Justiça e Assistência Social nas áreas de formação, avaliação, pesquisa, gestão e implementação de projetos e políticas públicas.

Ítalo Modesto Dutra: mestre em Matemática e doutor em Informática pela Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou como professor e pesquisador em estudos de Educação à Distância (EAD) e coordenador de programas na área de educação continuada para crianças e adolescentes. Coordenou a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como diretor de Currículos e Educação Integral no Ministério da Educação de 2013 a 2016. Atualmente, é coordenador do Programa de Educação e Parcerias do UNICEF no Brasil.

 

Saiba mais

A plataforma Educação&Participação possui materiais que podem ser consultados sobre o tema. Confira.

Serviços

Início: 27/10/2016

Fim: 27/10/2016

Horário: 16h30 às 17h30

Local: Plataforma Educação&Participação (on-line)

Endereço: Rua Minas Gerais - Higienópolis, São Paulo - Estado de São Paulo, Brasil

Tagsações socioeducativas, comunidade, educação integral, família, ONG, OSC, parceria, projeto

Que tal deixar um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *