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- Thais Iervolino - Políticas de Educação Integral

Debate Virtual discute novos conteúdos e abordagens nas práticas da educação integral

Práticas Educativas na Educação Integral: Novos Conteúdos e Novas Abordagens é o título do Debate Virtual que aconteceu hoje (1) e foi transmitido pela plataforma Educação&Participação.

Veja a gravação do debate abaixo:

O intuito do encontro foi evidenciar as possibilidades que a educação integral traz em relação à inovação nas práticas educativas, considerando a ampliação dos tempos e o acesso a novos conhecimentos. Para isso, o debate reuniu Macaé Evaristo, secretária de Educação de Minas Gerais, e José Clovis de Azevedo, ex-secretário de Educação do Rio Grande do Sul e docente do Centro Universitário Metodista – IPA.

No Debate Virtual, os especialistas conversaram com educadores, gestores, professores e demais interessados no tema, respondendo às perguntas: “Que práticas educativas podem ser pensadas no contexto de implantação da educação integral?”, “O que significa pensar inovação ou novas práticas pedagógicas nesse contexto?” e outras feitas pelos internautas.

Conheça mais sobre os participantes:

Debatedores:

Macaé Evaristo
Com mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG), Macaé Evaristo é secretária de Estado de Educação de Minas Gerais. O início de sua trajetória em Educação se deu em 1984, como professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, cidade onde atuou na coordenação e direção de escolas públicas e onde também foi gerente de Coordenação da Política Pedagógica, secretária adjunta e secretária municipal de Educação.

Ela também foi professora do curso de Magistério Intercultural Indígena e coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais no período de 1997 a 2003. Além disso, foi secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2013-2014).


José Clovis de Azevedo
De 2011 a 2014, foi secretário de Estado de Educação do Rio Grande do Sul, membro do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e do Fórum Nacional de Educação, vinculados ao Ministério da Educação (2011-2014). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2004), é licenciado em História, bacharel em História Econômica do Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Docente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão e no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista – IPA, José Clóvis Azevedo tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação e políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio, educação profissional e gestão. Pesquisa as políticas educacionais, com ênfase no Ensino Médio, na educação profissional e nos processos de democratização da escola e dos sistemas educacionais, considerando acesso, gestão e aprendizagem e a relação entre processos participativos, inclusão e conhecimento.


Mediador:

Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Fez licenciatura em Matemática (1982), mestrado em Educação (1990), doutorado em Educação (1995) e livre-docência (2006), todos na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar, direito à educação.

 

Serviços

Início: 01/11/2017

Fim: 01/11/2017

Horário: 10 horas

Local: O debate virtual teve transmissão ao vivo pela plataforma Educação&Participação

Tagsconceito, debate virtual, educação integral, práticas pedagógias

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