Notícias - Vanessa Nicolav - Prêmio Itaú-Unicef

Diversidade humana é tema de segundo vídeo do Prêmio Itaú-Unicef Em Rede

Considerando a perspectiva da educação integral e inclusiva, que entende o reconhecimento e a valorização das diversidades como princípio fundamental de suas práticas, o Prêmio Itaú-Unicef lança hoje (07/11) vídeo inédito sobre o potencial do trabalho com as diferenças humanas nos espaços educativos.

Destinado a professores, educadores, gestores e interessados no tema, o material inédito busca demonstrar, a partir de relatos pessoais e dados sobre o impacto de práticas discriminatórias nas experiências de aprendizagem, como diferentes formas de ser, de agir e de pensar o mundo são características naturais de qualquer sociedade humana. Por isso, devem ser consideradas como eixos centrais dos projetos de uma educação integral e inclusiva.

“Sabemos que trabalhar com as diferenças nos espaços educativos não é fácil. É ali onde aparecem, de forma constante e explícita, toda a diversidade de nossa sociedade e os conflitos nela existentes. Mas não é evitando o tema das diferenças que se melhora a aprendizagem. Pelo contrário, a riqueza das diferenças deve ser pauta e conteúdo educativo para que as desigualdades não se propaguem. E o vídeo vem justamente trazer reflexões de apoio a isso, mostrando formas de intervir e quebrar ciclos de silêncio”, afirma Mariana Cetra, da equipe técnica do Prêmio.

No intuito de apontar propostas de intervenção com intencionalidade pedagógica, o vídeo apresenta alguns exemplos de oficinas temáticas e sugestões de práticas para serem realizadas com crianças, adolescentes e jovens em espaços educativos. “Para construir uma educação integral e inclusiva, partimos da ideia de que o espaço de escuta, acolhimento e diálogo são centrais para transformar conflitos em processos pedagógicos. Acreditamos que todos nós temos essa função na sociedade, mas em especial os educadores”, conclui Mariana.

Assista ao vídeo:

Este segundo vídeo faz parte de uma série elaborada a partir do levantamento dos temas trazidos com recorrência pelas próprias organizações participantes do Prêmio. A série é veiculada ao Prêmio Itaú-Unicef Em Rede, que atua como grupo de discussão no Facebook e agrega 717 participantes, até o momento (para acessar, clique aqui). O objetivo é estimular a reflexão sobre a articulação em rede e a mobilização nos territórios físicos e virtuais e estimular os participantes a realizarem desafios em seus territórios. No fim do processo, quem tiver realizado todos os desafios pode ser reconhecido com o Selo de Mobilizador, credenciado pelo Prêmio Itaú-Unicef Em Rede. Saiba mais sobre os desafios aqui.

 

Tagsprêmio, rede, vídeo

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)