Educação integral é tema de encontro com educadores sociais em São Luís

Promovido pelo Unicef em parceria com a Fundação Itaú Social, o evento irá reunir educadores de organizações sociais, bem como representantes da educação pública na próxima terça-feira, dia 30 de outubro.

Com o tema Educação Integral: experiências que transformam, acontece o Encontro de Educadores Sociais do Prêmio Itaú-UNICEF na próxima terça-feira, dia 30 de outubro, em São Luís (MA). O objetivo é contribuir para discussões e reflexões sobre a temática no Maranhão, numa iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec e o apoio do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A programação será transmitida, ao vivo, para todos os polos regionais da Univima.

Educação integral: experiências que transformam é o tema da 9ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF, que teve a inscrição de 35 projetos maranhenses. O prêmio visa reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam com a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, em articulação com as políticas públicas de educação e assistência social. Cada edição do prêmio tem a duração de dois anos, sendo que a seleção e a premiação aconteceram em 2011 e, agora em 2012, as organizações envolvidas estão participando de um processo de formação e fortalecimento de seu trabalho.

“É essencial debater a educação integral para avançarmos na garantia do direito de aprender de cada menino e menina”, ressalta a coordenadora do UNICEF no Maranhão, Eliana Almeida. E completa: “Precisamos fortalecer o trabalho dos educadores das organizações sociais, bem como construir junto com os gestores públicos políticas que alcancem todas as crianças e adolescentes”.

A programação do encontro será iniciada com uma palestra da pedagoga Deborah Baesse, que é mestre em Educação e professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão e integrante do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Segundo a palestrante: “A educação e a proteção da infância são tarefas de toda a sociedade e acontece em diferentes espaços de nossos bairros e cidades. E o Prêmio Itaú-UNICEF chama atenção para esse desafio.” Deborah destaca a importância de se valorizar o trabalho, muitas vezes anônimo, feito pelas organizações sociais nas comunidades. “Com certeza, temos muito a aprender com as experiências já realizadas.”

Após a palestra de abertura, haverá um painel com a apresentação de experiências de educação integral existentes no Maranhão, com diálogo aberto ao público. À tarde, haverá uma oficina voltada a educadores sociais.

O quê: Encontro de Educadores Sociais “Educação Integral: Experiências que transformam”
Quando: Dia 30 de outubro de 2012 (terça-feira), 8h30 às 18h.
Onde: Hotel Luzeiros – R.  João Pereira Damasceno, 01,  Ponta do Farol – São Luís (MA)
Mais informações: (98) 4009-5700

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)