SP Eventos
- Thais Iervolino - Educação&Participação

Educação para educadores – Palestra: Método Paulo Freire

O projeto Educação para Educadores tem intenção de fornecer uma formação continuada para educadores e instituições parceiras no âmbito da educação não formal. Em fevereiro, o Sesc Carmo receberá Carlos Rodrigues Brandão, educador e especialista em Paulo Freire, para abordar questões relacionadas à educação a partir do ponto de vista do filósofo e pedagogo brasileiro.

Um dos pressupostos do método Paulo Freire é a ideia de que ninguém se educa sozinho. A educação, que deve ser um ato coletivo, solidário, um ato de amor, sem ser imposta. Educar é uma tarefa de trocas entre pessoas e, se não pode ser feita por um sujeito isolado (até a autoeducação é um diálogo à distância), não pode ser também o resultado do despejo de quem supõe que possui todo o saber sobre aquele que, do outro lado, foi obrigado a pensar que não possui nenhum. Não há educadores puros, pensou Paulo Freire, nem educandos.

Carlos Rodrigues Brandão é licenciado em psicologia e psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974); doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. É “fellow” do St. Edmund’s College da Universidade de Cambridge. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor colaborador do POSGEO da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular. É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Luján (Argentina), professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura.

Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/2.

Local: Auditório



As inscrições estarão abertas a partir de 1/2. Clique aqui para saber mais.

Serviços

Início: 07/02/2018

Fim: 07/02/2018

Horário: das 10h às 13h

Local: Sesc Carmo

Endereço: R. do Carmo, 147 - Sé, São Paulo - SP, Brasil

Tagseducação, formação, formação de professores, paulo freire

Que tal deixar um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *