Notícias - João Marinho - Educação&Participação

Curso Educação e Participação em Rede vence o Prêmio ARede Educa 2016

Curso oferecido pela plataforma Educação&Participação ganha o primeiro lugar na categoria Educação a Distância

Com três edições ao longo de 2016 – a última a ser finalizada no próximo dia 2 de dezembro –, o curso Educação e Participação em Rede, oferecido pela plataforma Educação&Participação, acaba de se consagrar vencedor na categoria Educação a Distância (EAD), modalidade Sociedade Civil pelo Prêmio ARede Educa 2016. A notícia foi dada no dia 24 de novembro, em um comunicado oficial da revista ARede, publicação especializada na temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e responsável pela premiação.

Estruturado de maneira inovadora e não linear, com vídeos interativos que possibilitam ao participante total autonomia para criar seu próprio percurso e estabelecer conexões entre os conteúdos sem a necessidade de um mediador, além de poder interagir com outros participantes via fórum, o curso apresenta o conceito básico de redes e faz uma reflexão sobre redes locais e virtuais. Além disso, o material discute a aprendizagem por meio de redes sociais e a educação integral.

Oficina para criação do curso
Uma das oficinas para a construção do curso, que contou com a participação de professores e alunos da ECA-USP.

De acordo com Márcia Coutinho, do Cenpec e responsável pela coordenação técnica da plataforma Educação&Participação, desde seu lançamento, em setembro de 2015, a plataforma tem se consolidado como uma grande rede de atores da educação integral. Nesse sentido, o desenvolvimento desse curso visa fortalecer as ações dos programas Prêmio Itaú-Unicef, Jovens Urbanos e Políticas de Educação Integral com suas redes locais e virtuais, além de favorecer as conexões entre os outros educadores da plataforma, que hoje são mais de 7 mil cadastrados.

“Desenvolver um curso com uma estrutura não linear, de vídeos interativos, com entrevistas de pesquisadores e jovens ativistas favoreceu a autonomia dos cursistas na realização de percursos formativos a partir dos seus interesses. Receber um prêmio como este é ter o reconhecimento da comunidade especializada em Tecnologias na Educação em relação a estratégias inovadoras para a formação de educadores. Estamos muito entusiasmados com esta conquista”, afirma Márcia.

Em razão do prêmio, o curso ganhou ainda uma reportagem especial no 8º Anuário ARede (2016-2017), intitulada De nó em nó, se tece a rede. Você se lembra dos jogos de mesa, em que era preciso percorrer um traçado linear, casa a casa, com começo, meio e fim? Pois bem, agora pense em algo totalmente diferente, as casas esparsas pelo tabuleiro, mas cada uma capaz de se conectar com as outras, formando uma teia. Essa analogia ilustra a metodologia de aprendizagem adotada pelo projeto Educação e Participação em Rede”, descreve o texto, que conta com a entrevista de uma cursista certificada – Débora Galli, 34 anos, de Manaus (AM) – e a participação de Jaciara de Sá Carvalho, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (Unesa), autora do livro Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela internet e uma das principais referências para a elaboração do curso.

O Prêmio ARede Educa está em sua 9ª edição e teve mais de 500 inscritos, dos quais 52 foram vencedores em 17 categorias. O curso Educação e Participação em Rede, criado pela plataforma Educação&Participação, é resultado da parceria entre o Cenpec e a Fundação Itaú Social, com apoio do curso de licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Assista ao vídeo que apresenta o curso. 

> Saiba mais sobre a metodologia do curso Educação e Participação em Rede e atente-se para a próxima edição!

TagsARede Educa 2016, curso, curso on-line, educação à distância, educação e participação em rede, educação integral, formação, premiação, prêmio

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 1 comentário(s)

  •    Márcia  em 
         Educação&Participação respondeu em