Notícias - Thais Iervolino - Políticas de Educação Integral

Educação&Participação e Centro de Referências agregam conteúdos para promover políticas de educação integral

A plataforma Educação&Participação, com o Guia Políticas de Educação Integral, e o Centro de Referências em Educação Integral, por meio de sua seção Na Prática, vêm unindo esforços ao integrar seus conteúdos e promover ainda mais a implementação de uma educação integral de qualidade no Brasil.

Tanto o Guia como a seção Na Prática são ferramentas on-line que buscam apoiar gestores e equipes técnicas de governos municipais e estaduais na elaboração, implementação e avaliação de programas de educação integral. A seção Na Prática apresenta experiências concretas de gestões públicas que realizaram projetos de educação integral, tais como as de Nova Iguaçu (RJ), Sorocaba (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Já o Guia, além de mostrar de forma didática tanto as questões mais básicas sobre educação integral como temas e referências mais específicos para cada etapa de implementação da política, possui a ferramenta Nosso Plano, que possibilita a construção de um plano de educação integral para cada estado ou município. Com base no preenchimento de dados nas diferentes etapas, a ferramenta gera, ao final do processo, um documento sistematizado com as estratégias e metas previstas pelo plano. O objetivo é apresentar facilidades práticas e tecnológicas que auxiliem na elaboração de planos de educação.

Nesse sentido, o Centro de Referências em Educação Integral fez um destaque para a ferramenta de construção do Guia em “Implemente”, subseção de Na Prática.  “Sabemos que a proposta [para a implementação da educação integral] só se realiza efetivamente se a gente tem um plano, se a gente sabe onde se quer chegar, quem são as pessoas que vão se envolver, quais os tempos dessa política. Quando o Cenpec e a Fundação Itaú Social desenvolveram a ferramenta do plano, foi muito estratégico para pensar essas duas coisas juntas. O Na Prática vai dar um olhar mais abrangente sobre o que esse gestor precisa fazer, com os diferentes instrumentos, com toda a conceituação teórica que o Guia já oferecia. Ao destacarmos o link para a ferramenta do Guia, o gestor vai poder concretizar tudo isso em um plano escalonado”, explica Julia Dietrich, coordenadora do Centro de Referências em Educação Integral.

Veja a entrevista completa com Julia Dietrich:

 

Guia Políticas de Educação Integral – É uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec para subsidiar gestores municipais e estaduais na implantação de políticas de educação integral.

Elaborado com base em estudos de experiências bem-sucedidas e nos resultados dos programas de assessoria às secretarias municipais e estaduais de Educação, o Guia apresenta de forma didática tanto as questões mais básicas sobre educação integral como temas e referências mais específicos para cada etapa de implementação. Ao todo, nove áreas que descrevem os eixos estruturais da política de educação integral estão disponíveis, e, apesar de poderem ser acessadas independentemente, também servem como indicação de um percurso.

O Guia também apresenta uma ferramenta on-line que possibilita a construção de um plano de educação integral para cada estado ou município. Com base no preenchimento de dados nas diferentes etapas, ela gera, ao final do processo, um documento sistematizado com as estratégias e metas previstas pelo plano. Acesse. 

 

Na Prática – Iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral, a seção Na Prática disponibiliza recursos organizados em eixos temáticos para apoiar gestores e equipes técnicas na elaboração, implementação e avaliação de programas de educação integral. Nela, o usuário pode escolher entre estruturar seu próprio percurso de navegação, seguindo diretamente para os eixos temáticos, ou guiar-se pela sugestão, disponível no botão “Planeje”. Todos os recursos apresentam experiências ilustrativas, marcos legais, instrumentos de gestão, referências bibliográficas e notícias relacionadas para facilitar a gestão do programa. Acesse.

Tagseducação integral, gestão, plano de ação, plano de educação integral, política pública

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 1 comentário(s)

  •    Cláudia Aparecida Braga de Oliveira  em 
         Educação&Participação respondeu em