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Prêmio Itaú-Unicef: encontros regionais atestam impacto positivo da educação integral em crianças e adolescentes

Prêmio encerra primeiro semestre com 10 encontros de valorização local. Estratégia mobiliza gestores, educadores e população para parcerias entre OSCs e escolas públicas e evidencia ganhos no desenvolvimento de crianças e adolescentes em projetos socioeducativos

“Conheci a organização através da minha prima, que me falou de um lugar em que participava de um projeto. Eu participei em 2010 e 2011 e, por meio do projeto, me encontrei. Eu era muito tímida, tinha medo das coisas… Hoje, acredito mais em mim, busco, estudo, me formei em Segurança do Trabalho e pretendo fazer outra faculdade em 2017. Em 2012, voltei ao projeto, mas agora como voluntária: escolhi passar para alguém meu conhecimento, carinho e atenção. Escolhi passar tudo que eu recebi um dia”.

O depoimento de Tamires Azevedo, 21 anos, da organização da sociedade civil (OSC) Associação Olhos de Águia, é apenas um entre as dezenas que a equipe do Prêmio Itaú-Unicef ouviu nos Encontros de Valorização Local dos 32 projetos finalistas da 11ª edição – e atesta o potencial de transformação que projetos socioeducativos de educação integral realizados em parceria entre OSCs e escolas públicas têm na vida de crianças, adolescentes e jovens que deles participam.


“A parceria traz para a vida dos nossos alunos valores que eles talvez até nem tenham recebido. Percebemos que eles se transformam, cada dia, para melhor.”

(Janete Rosário, diretora da EMEF Dr. Emir de Macedo Gomes, Pinheiros – ES)


De janeiro a junho de 2016, foram realizados 10 encontros de norte a sul do país, com uma média de quase 300 participantes por encontro, e o maior público foi de mil pessoas, em São Gonçalo do Amarante (CE).

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Participantes do Projeto Cidade de Irupé, vencedor regional da 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. Foto: Divulgação.

Aos eventos, compareceram representantes de secretarias de Educação, Assistência Social, Cultura, Saúde, Esporte, representantes de Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e profissionais de diferentes segmentos, além de professores, diretores, educadores sociais e avaliadores do Prêmio. Em Pinhais (PR), foram firmadas ainda três novas parcerias entre escolas e o Projeto Socioeducativo Atleta Bom de Nota, vencedor da Regional Curitiba na categoria microporte, com a Escola Municipal José Brunetti Gugelmin.

 

Parceria, currículo e aprendizagem

A estratégia dos encontros de valorização, realizada pela primeira vez no contexto do Prêmio, procura mobilizar gestores e executores das políticas públicas para a valorização de ações articuladas visando à educação integral, fomentando o debate sobre o tema com sua rede e a sociedade e reforçando a importância dos projetos desenvolvidos em parceria entre OSCs e escolas públicas.

Encontros de valorização dos projetos socioeducativos no 1º semestre

>> Jornada Pedagógica, São Gonçalo do Amarante (CE) – confira a galeria

>> Eu, Você e a Escola, Educação que Transforma, Diamantina (MG) – confira a galeria

>> Matéria Rima, Diadema (SP) – confira a galeria

>> #integr@ção, Pinheiros (ES) – confira a galeria

>> Estrelas do Mar, Florianópolis (SC) – confira a galeria

>> Projeto Socioeducativo Atleta Bom de Nota, Pinhais (PR) – confira a galeria

>> Cidade de Irupé, Belém (PA) – confira a galeria

>> Fazendo Arte, Guararema (SP) – confira a galeria

>> Morro da Cruz para a Vida, Porto Alegre (RS) – confira a galeria

>> Educação Cidadã: rompendo paradigmas e construindo saberes, Campo Grande (MS) – confira a galeria

“Todo ano, temos uma meta que se repete: diminuir os índices de reprovação, evasão e abandono e o índice de alunos que são aprovados com uma aprendizagem muito básica, porque queremos que ela seja melhor. O ganho com a parceria com a OSC tem sido colocar esse sonho, essa meta, para acontecer”, conta a coordenadora pedagógica Mariza Ziviani, da EMEF Dr. Emir de Macedo Gomes, parceira da OSC Conselho Pinheirense do Bem-Estar do Menor (Copbem) no Projeto #integr@ção, de Pinheiros (ES), vencedor da Regional Rio de Janeiro na categoria grande porte.


“Os meninos contaram, por exemplo, que aprenderam a fazer jornal e um filme, e isso repercutiu nas atividades que eles fazem na escola. Isso muda o currículo, que passa a ser não apenas o que está na escola, mas também o que está na OSC, nas atividades integradas. Não se trata de um currículo separado: os objetivos têm de ser compartilhados, com a mesma intenção, planejados em conjunto”. (Maria José Reginato, técnica da equipe do Prêmio Itaú-Unicef)


Para Maria José Reginato, técnica da equipe do Prêmio Itaú-Unicef, os projetos socioeducativos e a parceria entre OSCs e escola não apenas se traduzem numa melhora de aprendizagem, mas impactam o próprio currículo escolar: “Os meninos contaram, por exemplo, que aprenderam a fazer jornal e um filme, e isso repercutiu nas atividades que eles fazem na escola. Isso muda o currículo, que passa a ser não apenas o que está na escola, mas também o que está na OSC, nas atividades integradas. Não se trata de um currículo separado: os objetivos têm de ser compartilhados, com a mesma intenção, planejados em conjunto”.

“A parceria é de grande importância, porque traz para a vida dos nossos alunos valores que eles talvez até nem tenham recebido. Percebemos que eles se propõem mais, que se transformam, cada dia, para melhor”, comenta Janete Rosário, diretora da EMEF Dr. Emir de Macedo Gomes.

Confira o depoimento de participantes do Projeto Fazendo Arte, parceria entre a Associação Olhos de Águia e a Escola Ivan Brasil e vencedor da Regional São Paulo na categoria pequeno porte.

 

A 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma prossegue no segundo semestre de 2016, com os eventos de valorização local e com a Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras. Saiba mais sobre a edição.

> Aprofunde-se no tema da intencionalidade educativa das ações socioeducativas no debate virtual realizado em 21 de junho e confira nossa campanha;

> Leia mais sobre parceria OSC-escola pública e currículo e educação integral nas temáticas da plataforma Educação&Participação.

Tagsadolescentes, crianças, desenvolvimento integral, educação integral, organização, OSC

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