Notícias - Vanessa Nicolav - Educação&Participação

“Ensino Médio e Juventudes” é tema de evento no Cenpec

Na próxima terça-feira, dia 11, acontecerá, no auditório do Cenpec, um evento para lançar a publicação Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais. Parte 2: gestão democrática, currículo e mudança educacional. O livro aborda concepções e metodologias de atuação com juventudes na perspectiva da educação integral.  

Elaborado com base na assessoria do Programa Jovens Urbanos à Secretaria de Educação de Minas Gerais, a obra é a segunda publicação resultante da parceria que há quatro anos promove experiências de inovação curricular e exploração de território com jovens do Ensino Médio no estado.

A primeira publicação, intitulada Itinerário para as juventudes: educação integral e Ensino Médio, também realizada em parceria com o governo de Minas, oferece trilhas de saberes e práticas para a educação integral de jovens e também inclui uma série de vídeos que aborda, de maneira direta e criativa, algumas concepções que buscam apoiar, principalmente, professores e gestores que trabalham com os jovens. Confira o conteúdo desse material aqui.

Com participação de Macaé Evaristo, secretária de Educação do estado de Minas Gerais, Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do Cenpec, e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho administrativo do Cenpec, além de equipe técnica do projeto Jovens Urbanos, o evento abordará temas como políticas educacionais para o Ensino Médio, gestão e implementação de mudanças educacionais para as juventudes, experiência de rodas de conversa e ambiências criativas e a formação de professores para a mudança educacional. Também serão exibidos materiais audiovisuais que abordam a importância da pesquisa na escola, o currículo e a questão étnico-racial, e questões de gênero e sexualidade.

O evento terá transmissão on-line. 

Confira nesta página o link para o vídeo, no dia do evento.

Programação

– Boas-vindas e uma breve fala sobre pesquisas relacionadas às juventudes (Monica Gardelli Franco – Superintendente do CENPEC)

– Políticas educacionais para o Ensino Médio (Anna Helena Altenfelder – presidente do Conselho Administrativo do CENPEC)

– Gestão e implementação de mudanças educacionais para as juventudes: a experiência de Minas Gerais (Macaé Evaristo – educadora e secretaria de Educação de Minas Gerais)

– A experiência das rodas de conversa e a das ambiências criativas: escuta jovem em Minas Gerais (Cecília Resende – coordenadora de Educação Integral e Integrada)

– Formação de professores para mudança educacional (Lilian Kelian – equipe Jovens Urbanos)

– Rodada de comentários e perguntas do público

– Encerramento

Serviço

Ensino Médio e Juventudes: Desafios e Proposições
Lançamento do livro Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais. Parte 2: gestão democrática, currículo e mudança educacional

Data: 11/12

Horário: das 14h às 17h30

Local: Auditório do Cenpec, com transmissão on-line

 

Tagscidade, educação integral, jovens, Jovens Urbanos, juventudes, Minas Gerais, políticas públicas

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)