Espaço de formação: aprofunde-se na temática da educação integral

Visando auxiliar educadores, gestores e demais personagens envolvidos com a temática da educação integral, o site Educação&Participação disponibiliza uma série de publicações, áudios e vídeos que abordam e aprofundam assuntos como práticas, conceitos, juventude, além de realizar estudos de caso. Confira alguns deles.

Publicações

É imprescindível educar integralmente

O artigo assinado por Isa Guará revisita um estudo realizado em 1999 pelo Cenpec e atualiza a reflexão sobre a educação integral. Os diferentes conceitos são discutidos pela autora, que ainda aborda o desafio da implementação dos programas de educação integral.

 

Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola

O artigo trata a educação integral sob a perspectiva do direito de cidadania da infância e da adolescência em suas múltiplas dimensões, destacando, portanto, a interface entre a educação integral e o conceito de proteção integral de que goza a população infantojuvenil. Além disso, aborda a potencialidade educativa dos contextos não escolares.

 

Colóquio de Educação Integral

Em junho de 2010, realizou-se, em São Paulo, o Colóquio de Educação Integral como parte das ações de formação da 8ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. Essa publicação reúne a transcrição de propostas e debates que ocorreram no evento, visando compartilhar conhecimentos e estimular o diálogo entre os diferentes atores que realizam educação integral no Brasil.

Guia políticas de educação integral: orientações para implementação no município

O principal intuito desse guia é indicar caminhos para que prefeitos e secretários implementem políticas de educação integral em seus municípios. A publicação divide-se em quatro partes: Início de conversa, que contextualiza a importância da educação integral como política pública brasileira; Por onde começar, que analisa o conceito de educação integral e indica os passos iniciais para sua implementação como política pública; Caminhos a percorrer, que apresenta nove práticas fundamentais para o seu desenvolvimento; e Vale a pena consultar, que indica publicações, vídeos e sites complementares relacionados ao tema.

 

Jovens Urbanos: sistematização de uma metodologia

A publicação apresenta e compartilha uma metodologia de trabalho social com jovens a partir das ações do Programa Jovens Urbanos nas periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Traz referências teóricas e justificativas da experiência, que podem ser úteis a instituições que realizam trabalhos com jovens em situação vulnerável.

 

Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos

Anna Beatriz Goulart de Faria analisa a interação entre arquitetura e educação e questiona a concepção hegemônica que relaciona estritamente o espaço físico educacional à edificação escolar.

Áudios

Entrevista com Jaqueline Moll

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC, de 2007 a 2013, Jaqueline Moll discute, nessa entrevista, os objetivos e os fundamentos do Programa Mais Educação. Ouça.

 

Educadoras falam sobre o conceito de educação integral

As diferentes concepções sobre o conceito de educação integral voltam a ser abordadas nesse bate-papo com educadoras ocorrido durante o Seminário Nacional Educação Integral: Experiências que Transformam, realizado pelo Prêmio Itaú-Unicef em agosto de 2012. Confira.

Vídeos

O direito à educação integral para crianças e adolescentes: que direito é esse?

Realizado em setembro de 2014, esse debate reuniu os especialistas Lana Patrícia de Lemos Alves, mestre em Serviço Social na área de Política Social e Cidadania e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belém (PA); Marcelo Mazzoli, coordenador da área de Educação e Parcerias no escritório do Unicef no Brasil; e Mônica Dias Pinto, gerente de Desenvolvimento Institucional na Fundação Roberto Marinho. O encontro fez parte do lançamento da Sala de Debates “A garantia do direito à educação integral: papel de ONGs e escolas” e pode ser conferido, na íntegra, aqui.

 

Parcerias: oportunidades e desafios

A videoconferência promovida pelo Prêmio Itaú-Unicef em outubro de 2014 debateu a importância das organizações civis em projetos de educação integral, bem como as dificuldades e os desafios de estabelecer parcerias com as escolas. Assista aqui à íntegra do encontro entre o sociólogo, jornalista e educador Fernando Rossetti; Isa Guará, pedagoga e doutora em Serviço Social; e Salete Valesan Camba, psicopedagoga, mestre em Educação, diretora e coordenadora da área de Participação, Sociedade Civil e Processos de Mobilização da Flacso Brasil.

Avaliação na educação integral

Como lidar com a avaliação de programas de educação integral diante da expansão de políticas nesse sentido? Como a avaliação pode contribuir, ela mesma, para a implementação de políticas de educação integral? Essas e outras perguntas foram abordadas nesse debate virtual pelos especialistas Ocimar Munhoz Alavarse, doutor em Educação e professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e Débora de Lima Marreiro, pedagoga com especialização na área de Educação e coordenadora pedagógica do Programa Escola Total, de Santos (SP), com mediação da coordenadora técnica do Cenpec, Maria Amábile Mansutti. Assista à integra do encontro aqui.

 

 

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