“Espaços de aprendizagem na educação integral” será tema de debate virtual

O evento, que acontece dia 3 de setembro, às 10 horas, conta com a presença de Beatriz Goulart, da UFRJ, e Grace Luciana Pereira, do Programa Tempo de Escola, de São Bernardo do Campo (SP). Participe!

Os espaços e infraestrutura existentes constituem-se condições importantes para o bom funcionamento das unidades educacionais que ofertam ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens em ambientes de aprendizagem. A discussão sobre os espaços de aprendizagem é fundamental para desenvolver uma proposta de educação integral que tenha como intenção promover a apropriação do espaço público pelas crianças e pelos adolescentes, assim como a ação colaborativa entre instituições educacionais.

 

Segundo o Guia Políticas de educação integral: orientações para implementação no município, conhecer todos os aspectos dos espaços de aprendizagem permite, inclusive, definir a abrangência da implementação inicial da educação integral: se na rede toda ou em algumas escolas. Para aprofundar o tema, será realizado no dia 3 de setembro, às 10 horas, odebate virtual Espaços de aprendizagem na educação integral.

 

O evento será transmitido ao vivo pelo site Educação&Participação e contará com a presença das especialistas Beatriz Goulart, da UFRJ, e Grace Luciana Pereira, do Programa Tempo de Escola, de São Bernardo do Campo (SP), com mediação de Patrícia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social.

 Conheça as participantes: 

Beatriz Goulart – Arquiteta urbanista, Beatriz é pesquisadora do Grupo Ambiente Educação (GAE/FAU/UFRJ). Ela também é consultora de diversos Estados e municípios em projetos de arquitetura e urbanismo, formação de professores e gestão participativa.

Atualmente assessora o Ministério de Educação (MEC) e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) no desenvolvimento de projetos de escolas sustentáveis, acessíveis e integrais. Em conjunto com outras instituições, é fundadora e participante do Centro de Referências em Educação Integral, coordenado pela Associação Cidade Escola Aprendiz.

Grace Luciana Pereira – Psicóloga e pedagoga, com experiência em formação continuada de professores. Grace é responsável pela Seção de Programas Educacionais na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo (SP), que desenvolve, entre diversas ações, o Programa Tempo de Escola, iniciativa de educação integral do município.

Quadros Conteúdo relacionado

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)