Notícias - Thais Iervolino - Prêmio Itaú-Unicef

Formação em educação integral será o foco das ações do Prêmio Itaú-Unicef em 2016

A 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, que no ano passado envolveu organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas de todo o país, mobilizando e valorizando aproximadamente 2 mil projetos de educação integral realizados pela parceria entre essas instituições, planeja para 2016 fortalecer ainda mais esses projetos e outras iniciativas socioeducativas com ações de formação e disseminação.

Para isso, o Prêmio prevê a oferta de cinco cursos on-line voltados não só aos gestores, educadores e técnicos das organizações e escolas públicas inscritas na premiação realizada no ano anterior, como também a um público mais amplo de profissionais e interessados no tema.

“A exemplo da ampliação dos objetivos do Prêmio, que em 2015 passou a premiar não somente a organização da sociedade civil, mas também a escola pública responsável pelo projeto socioeducativo, as ações de formação também estão sendo revisitadas para que haja maior oferta de participação em múltiplas estratégias formativas”, explica Nazira Arbache, coordenadora técnica do Prêmio.

Além dos cursos, o Prêmio planeja promover quatro debates virtuais sobre temas como “Competências para o século XXI”, produzir um infográfico sobre marcos legais relacionados aos direitos da criança e do adolescente e será integrante do grupo responsável por organizar um seminário sobre educação integral no segundo semestre.

Outra ação a ser desenvolvida é a Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras, que vai fortalecer – por meio de encontros formativos presenciais e acompanhamento on-line – a parceria entre as OSCs e escolas públicas responsáveis pelos projetos vencedores regionais da 11 ª edição do Prêmio.

Estão previstas ainda 20 mobilizações locais durante o ano com o objetivo de fomentar o debate sobre educação integral e valorizar as iniciativas da área nos diferentes territórios. As mobilizações já se iniciaram: uma delas foi realizada no dia 30 de janeiro em São Gonçalo do Amarante (CE) e a segunda vai acontecer em Diamantina (MG), no dia 18 de fevereiro.

>> Clique aqui para saber mais sobre o encontro realizado em São Gonçalo do Amarante

>> Leia mais sobre a mobilização que acontecerá dia 18 de fevereiro em Diamantina

Mais sobre esta edição

Com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma, a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef busca mobilizar a sociedade para a importância da participação social na oferta de educação integral e, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao trabalho em parceria de organizações e escolas públicas.

Tagseducação integral, educadores, formação, gestores, mobilizacao, parceria

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 5 comentário(s)

  •    fraternidade universal projeto curumim  em 
         Prêmio respondeu em 
  •    Antonio Castro  em 
         Educação&Participação respondeu em 
  •    Ana Paula Barreto  em 
         Prêmio respondeu em 
  •    Gil Brasil  em 
         Prêmio respondeu em 
  •    Elaine Faria  em 
         Prêmio respondeu em