Notícias - Ligia Rechenberg - Políticas de Educação Integral

Formação em Sobral discute o conceito de cidade educadora

Desde junho de 2015, o Cenpec e a Fundação Itaú Social vêm realizando uma assessoria ao município de Sobral (CE), para a elaboração de uma proposta de cidade educadora. No ano passado, a equipe mapeou as políticas existentes com foco na juventude – segmento prioritário desse trabalho –  e realizou escutas com grupos de jovens e representantes da sociedade civil para pensar as diretrizes da proposta. Além disso, foi constituído um comitê gestor, responsável por articular e mobilizar as demandas de integração das políticas públicas.

Neste ano, a assessoria se desdobrou em algumas frentes que visam aprofundar a escuta ao município e promover a aproximação com a juventude: a articulação e a sensibilização dos gestores, a formação de técnicos do poder público e da sociedade civil e a mobilização dos jovens.

A formação dos técnicos que atuam nos serviços e equipamentos públicos da cidade e nas organizações sociais teve início em abril e deverá se estender pelos próximos meses, com outros cinco encontros presenciais. O objetivo dessa formação é promover a reflexão sobre o conceito de cidade educadora, estimular a integração e o desenvolvimento de projetos intersetoriais.

No primeiro encontro de formação, participaram cerca de 60 pessoas, entre técnicos de secretarias de Habitação, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Coordenadoria de Juventude e profissionais que atuam nas organizações sociais. O encontro buscou sensibilizar os participantes sobre o valor das experiências de educação informal e como elas podem acontecer em todo o território.  Os participantes também compartilharam suas expectativas em relação ao que deveria ser contemplado na perspectiva de uma cidade educadora. A valorização da escuta, a articulação de diversos saberes, a possibilidade de a juventude circular por todos os espaços da cidade, as trocas entre gerações e os saberes informais foram alguns dos pontos levantados. Ao final, o grupo foi convidado a realizar uma cartografia das experiências e espaços de educação informal em Sobral.

Entre hoje (31/5) e amanhã (1/6) um novo encontro de formação está sendo realizado no município.

Tagsformação, política de educação integral, política pública, Sobral

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)