Hitórico – Seminário Nacional de Educação Integral

Seminário Nacional Educação Integral: Experiências que transformam faz parte de diversas ações promovidas pelo Prêmio Itaú Unicef que, por meio de Encontros, Colóquios, Seminários Nacionais e Internacionais, coloca em pauta a temática da Educação Integral.

 

Conheça abaixo alguns encontros já realizados pelo Prêmio:

 

2006 – Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral

Realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 15 e 17 de agosto de 2006, o Seminário promoveu uma discussão a respeito da Educação Integral, com seus diversos caminhos possíveis e articulações necessárias para sua implantação.

Nesse sentido, o encontro refletiu os contextos e conceitos de Educação Integral como um direito das crianças e adolescentes, desde a perspectiva da construção de políticas públicas multisetoriais e redes, por meio de ações de mobilização e de formação para agentes públicos das áreas da Educação, Assistência Social, Cultura e Esporte, assim como gestores e educadores das organizações participantes do Prêmio Itaú-Unicef, especialistas e gestores na área.

2008 – Seminário Nacional de Educação Integral

Discutir os desafios colocados para a educação integral, em diálogo com as práticas socioeducativas, foi o objetivo do seminário, realizado em São Paulo no dia 30 de outubro de 2008.

 

Participaram do seminário cerca de 300 pessoas, entre representantes de organizações da sociedade civil, de Secretarias de Educação, Assistência Social, Esporte, Cultura, ministérios e universidades.

Os integrantes das listas de discussão foram convidados a acompanhar o evento ao vivo, por meio de transmissão on-line, que contou com 230 visitantes à página da comunidade virtual. As discussões foram realizadas em quatro mesas, com os seguintes temas:

 

A Educação Integral e seus Avanços; Intersetorialidade e Território; Currículo e Formação e Gestão de Resultados. Na ocasião, também foi lançada a publicação Avaliação de Percurso: fortalecer organizações sociais e induzir políticas de educação integral, pesquisa desenvolvida pelo Cenpec em uma iniciativa da Fundação Itaú Social.

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)