Notícias - Vanessa Nicolav - Educação&Participação

Como falar de educação em rede?

“Penso que as discussões sobre ação em rede são questões que já vinham se consolidando ao longo do tempo, e que hoje parecem de fato urgentes. Elas não podem ser contornadas. Já não se pode mais falar de educação sem falar de rede, sem falar de troca de conhecimento, de colaboração. Se não posso deixar de falar disso, como então eu faço isso?”

O autor da provocação é Rogério da Costa, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Durante evento sobre redes, realizado em 11 de setembro de 2015,  ele falou à plataforma Educação&Participação sobre os desafios de organizações da sociedade civil (OSCs), escolas e movimentos sociais diante da necessidade de identificação, articulação e manutenção de redes participativas, sejam elas físicas ou virtuais.

Ao responder à questão apontada acima, um dos elementos que o pesquisador destaca como fundamental é a centralidade do papel dos mediadores. Segundo ele, ações em redes que têm um objetivo, um propósito, “são ações que necessitam de cuidadores que se ocupam da rede no dia a dia, são os ‘anjos’ da rede”. Essa seria uma função não exclusivamente de mediadores profissionais, mas também de pessoas que, após esse momento inicial, vão aparecer por conta da própria rede. “Isto é muito importante: incluir aqueles que estão na própria rede para se tornarem os cuidadores, isso empodera as pessoas”, conclui da Costa.

Confira o depoimento completo em vídeo

Curso on-line sobre redes abre inscrições gratuitas

A importância dos mediadores, a definição de laços fortes e laços fracos e a humanização das redes são alguns do temas que Rogério da Costa e outros especialistas abordam no curso Educação e Participação em Rede, cujas inscrições serão abertas em 25 de abril para sua 2ª turma de 2018.

O curso é realizado totalmente a distância e de maneira autônoma por seus participantes, e todo o conteúdo é apresentado por meio de vídeos interativos, com entrevistas em vídeo e atividades que visam facilitar a reflexão sobre o tema.

Voltado para educadores e gestores de OSCs, diretores, coordenadores e professores de escolas públicas e todos os interessados no tema das redes sociais como espaço de educação e participação social, o curso on-line recebeu o Prêmio ARede Educa 2016-2017 na categoria Educação a Distância (EAD), e é gratuito.

Clique aqui para saber mais informações e se inscrever no curso

Serviço

Início das inscrições: 25/04/2018

Fim das inscrições: 08/05/2018

Início do curso: 09/05/2018

Fim do curso: 25/06/2018

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)