Jovens Urbanos em Minas Gerais

O governo estadual de Minas Gerais está oferecendo entre abril e novembro, em parceria com a Fundação Itaú Social, uma formação específica do programa Jovens Urbanos para 40 gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais que atuam em programas e projetos voltados à juventude. Também colaboram a Subsecretaria da Juventude e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Essa iniciativa faz parte do Termo de Cooperação Técnica assinado em 2013 entre a Fundação Itaú Social e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Com essa parceria, os profissionais da educação têm acesso à tecnologia do Jovens Urbanos, que começou a ser disseminada em 2011, por meio de um projeto piloto com o Poupança Jovem, realizado em Pouso Alegre (MG).

A ideia é que esses profissionais possam aprimorar sua atuação, tendo em vista o desenvolvimento integral dos estudantes. Participam representantes técnicos dos programas Reinventando o Ensino MédioProcesso Estratégico Poupança JovemPrograma de Educação Profissional – PEPProfessor da Família, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e técnicos de temáticas especiais de ensino que atuam nas escolas indígenas e quilombolas do estado. Os participantes atuarão, posteriormente, como multiplicadores do conhecimento dentro da rede educacional mineira.

O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos estudantes do ensino médio, a fim de qualificar e potencializar a participação dos jovens na vida pública e no mundo do trabalho, assim como para a permanência, retorno e conclusão da educação básica.

Durante os encontros serão discutidos temas como “Educação integral de jovens e políticas públicas para juventude”; “Perfil da juventude mineira”; “Visão geral de programas para juventude: a experiência do Programa Jovens Urbanos”. Serão oferecidas também palestras e a apresentação de boas práticas referentes à temática.

A programação conta também com um seminário sobre Políticas Públicas para a Juventude, que será realizado ao final da formação, em novembro. Esse evento será destinado aos cerca de 200 técnicos que atuam nos nove municípios atendidos pelo Poupança Jovem: Esmeraldas, Governador Valadares, Ibirité, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sabará e Teófilo Otoni.

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)