Jovens Urbanos participa de ocupação cultural em Vitória (ES)

Começa hoje a ocupação cultural Fábrica.Lab Infinitas, realizada pela Lab.Muy, executora do Programa Jovens Urbanos no município de Serra (ES). O evento ocorre de 18 a 29 de novembro, das 17h às 23h, na Fábrica de Ideias, no bairro de Jucutuquara, em Vitória (Av. Vitória, s/n – antiga Fábrica 747, tel. (27) 3235-2237).

Hoje, excepcionalmente, ocorre a abertura às 19h com coquetel para convidados e em seguida, às 20h, a Toc Toc, feira criativa de moda, design e arte apresentada em parceria com o Sebrae.

Durante 10 dias, com entrada franca, o público terá acesso a ateliês, exposições, games, filmes, músicas e shows, performances e debates – e um dos destaques é o Ateliê Jovens Urbanos, com sete propostas de experimentação que passam por linguagens como artes do corpo, comunicação, games e cultura.

Destaques da programação:

 Na quarta (19), “Os segredos da impressora 3D”, com Claudio Meca, apresentará essa tecnologia ao público, que poderá acompanhar seu funcionamento de perto;

 De 19 a 21, na “Xepaanalógica”, a Cartonera cArAAtApA (RJ) e o coletivo Foi à Feira (ES) se unirão para produzir e experimentar antigos formatos de publicações impressas – com uso até de mimeógrafo!

 Na quinta (20), a experimentação “Parangolé Pamplona” vai revisitar um dos trabalhos mais famosos de Helio Oiticica e convidar o público a “vestir arte”;

 Na sexta (21), com a “Criação e mercado de games“, o público conhecerá, com apoio da Interama, o processo de concepção e desenvolvimento de jogos para PCs, smartphones e outras mídias;

 Na terça (25) e quarta (26) da próxima semana, haverá a “Orquestra de paisagens”, com Daniel Castanheira (RJ), Marcus Neves (ES) e Negro Leo (RJ), uma intervenção sonora com a proposta de captar e reprocessar os sons da cidade;

 Ainda na quarta (26), ocorre a experimentação “Criatividade e inovação”, oficina que se propõe a utilizar a tecnologia para desenvolver temáticas como “Como posso transformar minha cidade”;

 Na sexta (28) e no sábado (29), a oficina-performance “Convivências possíveis” envolve práticas corporais para a vivência de experiências coletivas, especialmente voltada para os interessados em teatro e dança. Participação do Grupo Z.

Veja também:

Clique aqui para explorar o conteúdo interativo da Fábrica.Lab Infinitas, baixar a programação detalhada, fazer sua inscrição para as experimentações e assistir, ao vivo, aos shows, debates e seminários.

Saiba mais sobre a Fábrica de Ideias.

 

Sobre o Programa Jovens Urbanos

O Programa Jovens Urbanos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. O programa promove a ampliação de repertório sociocultural dos jovens, o estímulo à inserção produtiva e o fortalecimento de sua participação na vida pública, na perspectiva da educação integral.

Em 2012, a Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu), o Cenpec e a Fundação Itaú Social firmaram parceria para desenvolver o programa no município de Serra. Em sua 3ª edição, em 2014, pela primeira vez o Jovens Urbanos conta com uma produtora, a Lab.Muy – Arte y Cultura Digital, como executora do programa.

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)