Lucia Couto, Marcelo Mazzoli e Adam Fletcher participam do Seminário Internacional: Educação + Participação = Educação Integral

O Seminário Internacional: Educação + Participação = Educação Integral, que será realizado em São Paulo na próxima sexta-feira (14), vai contar com a participação de 12 especialistas da área, além de representantes de ONGs, escolas e do poder público que trabalham com o tema.

Uma das especialistas é a pedagoga Lucia Couto. Formadora no Instituto Paulo Freire (IPF), ex-coordenadora de Programas Educacionais na Fundação Abrinq e ex-secretária de Educação de Diadema e Embu das Artes (SP), Lucia vai participar da mesa de abertura do evento, Panorama e Tendências da Educação Integral no País.

Em sua companhia, Diana Toledo Figueroa, analista de Políticas Educacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE); Jessica Donner, diretora executiva da Every Hour Counts, articulação de organizações que trabalham com escolas nos Estados Unidos; Anna Helena Altenfelder, pedagoga e coordenadora técnica do Cenpec; e Isabel Santana, superintendente da Fundação Itaú Social, discutirão resultados de pesquisas e iniciativas inspiradores do Brasil e do exterior, com transmissão ao vivo.

Outros especialistas com experiência internacional também vão compor mesas do seminário desta sexta-feira. Com 34 anos de trabalho em políticas públicas e proteção social, Marcelo Mazzoli, especialista em educação básica e coordenador da área de Educação e Parcerias no escritório do Unicef no Brasil, é um deles, assim o consultor Adam Fletcher, especialista em engajamento comunitário juvenil.

Fletcher é fundador do Freechild Project, que defende a transformação social liderada por e com jovens e trabalha com educadores, assistentes sociais e gestores públicos de todo o mundo na democratização de práticas e políticas educacionais em escolas e programas de juventude. Ele participará da mesa 3 –As Novas Formas de Produção Juvenil na Perspectiva da Educação Integral – com o diretor teatral e documentarista Marcus Faustini, autor do Guia afetivo da periferia (2009) e da metodologia da Agência de Redes para Juventude.

Já Marcelo Mazzoli dividirá a mesa 1 – Articulação entre ONG e Escola Pública pelo Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes – com a pedagoga, mestre em Serviço Social e professora da Universidade Anhanguera de São Paulo (Unian) Isa Guará; e Eliane Ferreira Silva, pós-graduada pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Por fim, vale destacar os convidados Antonio Sérgio Gonçalves, educador, psicanalista e membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae; e Romualdo Luiz Portela de Oliveira, mestre, doutor e livre-docente em Educação e professor titular do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP, que compõem a mesa 2 – Proposta Pedagógica: Conteúdos, Espaços e Tempos na Perspectiva da Educação Integral. Nessa mesa, representantes dos municípios de Coronel Fabriciano (MG) e Porto Alegre (RS) apresentarão suas propostas e experiências.

Serviço

O Seminário Internacional: Educação + Participação = Educação Integralcomeça às 8h30, na sede da Fecomercio em São Paulo (rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista). A entrada é franca.

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)