Notícias - Thais Iervolino - Prêmio Itaú-Unicef

Nordeste já possui parcerias premiadas regionais. Saiba quais são.

Na terça-feira (14), foi realizada a cerimônia de celebração que anunciou as parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas premiadas pelas Regionais Recife da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, que compreende todas as ações da Região Nordeste do país.

Das 12 parcerias que estavam concorrendo à premiação regional, 4 conquistaram o prêmio. Saiba quais são.

Juventude comunica direitos

Clique na imagem para acessar o álbum de fotos da ação parceira.

A ação vencedora da Regional Recife na categoria grande porte destaca-se ao promover o protagonismo juvenil, por meio da formação e mobilização em temas como direitos das crianças e adolescentes, em especial  as relações de gênero no campo, em sete comunidades rurais de Trairi (CE).

A ação, que envolve a formação nas escolas rurais com professores, famílias, crianças e adolescentes, é resultado da parceria entre o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e a EEF Carlos Ferreira Barbosa. Entre as atividades realizadas, estão: formação temática para jovens e adolescentes; formação instrumental em linguagens e comunicação popular para jovens e adolescentes; criação e montagem de 2 teatros-fórum temáticos acerca dos conteúdos das oficinas; realização de exposições fotográficas temáticas sobre conteúdos das oficinas e de encontros de intercâmbio com todos os grupos-alvo para troca de experiências.


Cordeletrando – Educar, rimar e transformar

Clique na imagem para acessar o álbum de fotos da ação parceira.

Educadores, técnicos, professores, pais e agentes sociais estão juntos nessa ação parceira para ampliar o repertório e promover a emancipação de crianças e adolescentes de Campos Sales (CE) por meio da literatura do cordel e de atividades lúdicas e esportivas, entre outras.

A ação também acompanha o desenvolvimento escolar das crianças e adolescentes participantes e realiza mensalmente a “Mala da Fantasia”, evento itinerante com apresentação de danças folclóricas, shows de sanfoneiros, cordelistas, repentistas, dramatizações, rodas de contação de histórias, além da realização de jogos e brincadeiras populares que acontecem diariamente na sede da organização.

A ação, resultado da parceria entre o Conselho de Pais de Campos Sales e a EEIF José Augusto Sobrinho, conquistou o prêmio de vencedora regional na categoria médio porte.


Promovendo vivências de cidadania

Clique na imagem para acessar o álbum de fotos da ação parceira.

Por meio da ação, 345 crianças e adolescentes de Itapiúna (CE) participam de oficinas esportivas, de arte e cultura, qualificação e inclusão digital, que buscam fortalecer potencialidades, habilidades, relações de afetividade e de solidariedade, o respeito e a formação cidadã, propiciando o desenvolvimento integral de seus participantes.

A iniciativa também desenvolve oficinas de trocas culturais com as famílias dos participantes do projeto com atividade de artesanato e práticas de culinária com produtos da região, além de formação em temas como competência familiar e comunitária, sexualidade e gênero, preservação e educação ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

A ação, resultado da parceria entre o Projeto de Apoio à Criança Carente de Palmatória e a EEIEF Centro de Educação Rural, conquistou o prêmio de vencedora regional na categoria pequeno porte.


Circulando a cultura na escola

Clique na imagem para acessar o álbum de fotos da ação parceira.

A ação que conquistou o prêmio de vencedora regional na categoria microporte utiliza-se da cultura popular como estratégia para garantir a educação integral de crianças e adolescentes do município de Major Sales (RN).

Por isso, desenvolve atividades lúdicas diversificadas, com foco na tradição cultural da comunidade de promover e difundir manifestações culturais como os Caboclos de Major Sales – Malhação de Judas, contribuindo com a construção da identidade cultural do Nordeste brasileiro. Além disso, também promove a troca de saberes e rodas de conversa com famílias, entre outras ações.

A ação é resultado da parceria entre o Projeto de Apoio à Criança Carente de Palmatória e a EEIEF Centro de Educação Rural.


Mais sobre a premiação

Com o mote Educação Integral: Parcerias em Construção, a 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef reconhece e estimula as parcerias entre organizações da sociedade civil e as escolas públicas no desenvolvimento de ações socioeducativas que ampliem tempos, espaços e conteúdos de aprendizagem para crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 18 anos. Desde 1995, o Prêmio já recebeu mais de 17 mil inscrições, premiando iniciativas em 1.752 cidades.

Nesta fase, são reconhecidas quatro parcerias por regional, uma de cada porte orçamentário (micro, pequeno, médio e grande). Os projetos inscritos passaram por análise preliminar e foram divididos em oito regionais: Belém (que inclui os estados da região Norte), Belo Horizonte (estado de Minas Gerais), Curitiba (estados do Sul), Goiânia (estados do Centro-Oeste e Distrito Federal), Recife (estados do Nordeste), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Espírito Santo), Ribeirão Preto (interior do estado de São Paulo) e São Paulo (região metropolitana e litoral de São Paulo).

Tagseducação integral, escola, OSC, parceria, premiação, recife

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)