Notícias - Vanessa Nicolav - Políticas de Educação Integral

Guia Políticas de Educação Integral traz formatação e design mais atuais

Secretários de Educação e equipes gestoras já podem contar com a nova versão do Guia Políticas de Educação Integral, que, além de formatação e design, traz uma navegação mais atual nos principais eixos da temática e um passo a passo ampliado que prevê a geração de um plano de educação integral personalizado, cuja ferramenta de elaboração estará disponível a partir da segunda quinzena de julho.

Acesse o Guia Políticas de Educação Integral. Clique aqui.

Veja o vídeo com a apresentação da nova edição do Guia:

Criado em 2013, em razão da crescente demanda por materiais que discutissem não apenas os aspectos conceituais, mas também estratégias práticas de implementação de políticas de educação integral, o Guia possui uma nova versão que pretende atender a essas necessidades e auxiliar as equipes técnicas na elaboração de seus planos de educação integral.

Para Guillermina Garcia, do Núcleo de Educação Integral do Cenpec, a segunda edição do Guia faz parte de um processo de amadurecimento, resultado do acúmulo de novos aprendizados e da percepção do material por parte dos usuários. “Quando lançamos, a proposta era disponibilizar livremente o material e ver qual seria o impacto. E teve um impacto muito bom. Ele passou a ser referência de pesquisa sobre esse assunto. Mas, fazendo um trabalho de escuta, recebendo feedback dos usuários, percebemos que poderíamos aprimorar tanto a questão visual, do layout, como avançar na organização de propostas mais práticas”, avalia.

Estruturado numa plataforma on-line, o novo Guia apresenta de forma didática tanto as questões mais básicas sobre educação integral, como temas e referências mais específicos para cada etapa de implementação. Ao todo, nove áreas que descrevem os eixos estruturais da política de educação integral estão disponíveis, e, apesar de poderem ser acessadas independentemente, também servem como indicação de um percurso.

Ferramenta on-line para construção de planos

Outra inovação prevista na segunda edição do Guia será a ferramenta que possibilita a geração de um plano de educação integral para cada estado ou município. Com base no preenchimento de dados nas diferentes etapas, a ferramenta gera, ao final do processo, um documento sistematizado com as estratégias e metas previstas pelo plano.

Voltada para técnicos e dirigentes de secretarias de Educação, a ferramenta tem previsão de lançamento no fim de julho, com acesso gratuito.  O objetivo é apresentar facilidades práticas e tecnológicas que auxiliem na elaboração de planos de educação estratégicos e consistentes. “O Cenpec e a Fundação Itaú Social entendem e vêm afirmando que o plano de educação integral é fundamental. Com ele se registra e se consolida a proposta que está sendo elaborada naquele município ou estado”, considera Guillermina.

Tagsguia, plano de ação, planos de educação, políticas de educação integral, políticas públicas

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 2 comentário(s)

  •    Guia Políticas de Educação Integral traz formatação e design mais atuais - Cenpec  em 
  •    Vera Lúcia Allves Moura Machieli  em