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Olimpíada de Língua Portuguesa estreita vínculos entre estudantes e seus territórios

Com o tema “O lugar onde vivo”, edição 2016 do concurso propõe aprofundar conhecimentos sobre a realidade e contribuir para o desenvolvimento da cidadania, em diálogo direto com a educação integral. Inscrições se encerram em 16 de maio

Com a proposta de colaborar para a melhoria do ensino e da escrita e para a aprendizagem de Língua Portuguesa entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro chega à sua 5ª edição em 2016 com o tema “O lugar onde vivo” – e tem inscrições abertas até o próximo dia 16 de maio.

Como funciona

Para que seus alunos participem, é necessário que o professor, com autorização do diretor da escola onde leciona, inscreva-se no portal escrevendoofuturo.org.br.

Para a inscrição ser efetivada, a Secretaria de Educação à qual a escola está vinculada, seja estadual, municipal, seja do Distrito Federal, também precisa fazer a adesão por meio de seu secretário. A exceção são as instituições de ensino mantidas pela União: nesse caso, a inscrição do professor independe do envio do termo de adesão.

O prazo tanto para a inscrição dos professores como para a adesão das secretarias se encerra às 23h59 do dia 16/5 (horário de Brasília).

Alunos e territórios

Depois de confirmada a inscrição, que pode ser consultada no Mapa de Adesões e Inscrições, e encerrada esta etapa, os professores terão acesso à Coleção da Olimpíada pelo portal escrevendoofuturo.org.br, a fim de realizar oficinas em sala de aula com seus alunos. Os Cadernos Virtuais têm uma sequência didática que aborda os conteúdos de Língua Portuguesa previstos nos currículos escolares.

Os professores, então, devem orientar seus alunos a escrever um texto, original e de autoria de cada aluno, sobre o tema deste ano, “O lugar onde vivo”. Todos os alunos das turmas em que o professor inscrito leciona podem participar, nas categorias de gêneros a seguir. Todas as etapas poderão ser acompanhadas via portal.

 

Categorias

Anos escolares

Poema

 

5º e 6º anos do Ensino Fundamental

 

Memórias literárias

7º e 8º anos do Ensino Fundamental

Crônica

9º ano do Ensino Fundamental e
1º ano do Ensino Médio

Artigo de opinião

2º e 3º anos do Ensino Médio

 

A Olimpíada e a educação integral

O tema de 2016 da Olimpíada, “O lugar onde vivo”, propicia a crianças, adolescentes e jovens resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre sua realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania e valoriza a interação com seu território. Por isso, a proposta dialoga diretamente com os fundamentos da educação integral.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec, e já recebeu, segundo os últimos dados, mais de 32 mil inscrições, com participação de cerca de 70% dos municípios brasileiros. Saiba mais.

 

> Participe do debate virtual Currículo e educação integral, que será transmitido ao vivo pela plataforma Educação&Participação no dia 3 de maio, às 10 horas.  Saiba mais, clique aqui;

> Confira a relação entre território e educação integral na temática Educação integral: um conceito em busca de novos sentidos;

> Conheça outras iniciativas que valorizam o potencial educativo do território.

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