Plataforma Educação&Participação: rede de atores e reflexões sobre educação integral

Além de disponibilizar notícias, entrevistas e conteúdos formativos, o ambiente virtual busca reunir atores e instituições que trabalham com a educação integral, promovendo reflexão, troca de experiências e debate por meio da Rede pela Educação Integral

 

Mapa de instituições de educação integral; debates virtuais com especialistas da área; oficinas voltadas a educadores que queiram realizar atividades com crianças, adolescentes e jovens; entrevistas; vídeos; reportagens; conteúdo formativo sobre temáticas de educação integral; publicações; artigos; estudos; guia digital para implementação de políticas de educação integral e, ainda, a Rede Virtual de Educação Integral, que reunirá instituições e pessoas de todo o Brasil que desenvolvem ações ligadas ao tema. Essas são algumas das funcionalidades e conteúdos que a nova Plataforma Educação&Participação pretende disponibilizar ainda no primeiro semestre de 2015.

Com a iniciativa da Fundação Itaú Social e a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Plataforma Educação&Participação é resultado de anos de experiência no desenvolvimento de programas que atuam com temas relacionados à educação integral.

Presente na agenda da educação no Brasil, a educação integral busca garantir o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, propiciando múltiplas oportunidades de aprendizagem, por meio da ampliação de tempo e do acesso a cultura, arte, esporte, ciência e tecnologia. Saiba mais.

“Toda a construção do nosso conceito de educação integral é fruto de um processo que começou com a instauração do Prêmio Itaú-Unicef, há 20 anos, juntamente com as experiências vividas em outros programas como o Jovens Urbanos e as assessorias de educação integral. Dessa forma, pudemos ampliar, diversificar, dar maior consistência e qualidade para a educação integral. Educação integral não é um conceito novo e agora estamos colhendo os frutos de um processo de construção prático e teórico sobre o tema”, explica Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec.

Partindo dos programas Prêmio Itaú-Unicef, Jovens Urbanos e Políticas de Educação Integral – que reúne o Guia Políticas de Educação Integral e realiza ações de assessoria sobre o tema em estados e municípios –, a Plataforma busca colocar a educação integral no centro do debate, tornando-se referência a educadores, professores, gestores e demais profissionais que se dedicam a garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva da educação.

Segundo Altenfelder, a Plataforma Educação&Participação vai permitir a troca de todo o conhecimento construído pela Fundação Itaú Social e pelo Cenpec. “Nosso intuito não é fazer da Plataforma um simples repositório de saberes, mas também criar estratégias para que as pessoas possam debater, comentar, acrescentar, e, mais do que isso, criar um grande movimento, uma grande rede de construção coletiva de conhecimento sobre a educação integral.”

 

As funcionalidades e conteúdos da Plataforma Educação&Participação serão disponibilizados em três etapas até o fim do primeiro semestre de 2015:

1Etapa 1: novo formato, mais informação – No ar a partir de março, a primeira fase de lançamento da Plataforma trará aos internautas os conteúdos informativos sobre os Programas e a conjuntura política e social da educação integral por meio de notícias e entrevistas.

Nessa fase também será disponibilizado um mapa com instituições participantes do Prêmio Itaú-Unicef, Jovens Urbanos e que fizeram parte das assessorias de Políticas de Educação Integral.

Além disso, 175 oficinas de educação integral serão oferecidas a docentes e interessados em desenvolver práticas pedagógicas com crianças, adolescentes e jovens.

2Etapa 2: temáticas com novo conteúdo formativo – A segunda etapa de lançamento da Plataforma, prevista para o fim de abril, trará novos conteúdos formativos, as Temáticas de Educação Integral. Seu objetivo é aprofundar temas relacionados à educação integral, com vídeos, áudios, entrevistas e artigos, em uma formatação inovadora.

3Etapa 3: Rede pela Educação Integral – Além de ter acesso a conteúdos informativos e de formação, os internautas também poderão contribuir com o desenvolvimento da Rede pela Educação Integral. Até junho estará disponível uma seção de cadastro de usuários para que estes possam favoritar conteúdos, comentar e publicar suas experiências com educação integral no Mural, seguir outros usuários e entrar em contato com eles, entre outras ações.

Cada instituição que já tenha participado do Prêmio Itaú-Unicef, do Jovens Urbanos e das assessorias de Políticas de Educação Integral também terá seu perfil nessa rede, com a possibilidade de dar luz às ações de educação integral desenvolvidas e entrar em contato com outras organizações e atores da rede.

Também está prevista para essa fase a reformulação do Guia Políticas de Educação Integral, com conteúdos atualizados e formato mais interativo, além de oficinas sobre redes digitais.

 

Veja também o vídeo:

Tagseducação integral, educação&participação, plataforma, rede, reportagem

Quadros Conteúdo relacionado

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 7 comentário(s)

  •    Rachel Bittencourt Nolasco  em 
  •    Rachel Bittencourt Nolasco  em 
         Educação&Participação respondeu em 
  •    ANTONIA ALVES DE CARVALHO BEZERRA DE SOUZA  em 
         Educação&Participação respondeu em 
  •    Vera Lúcia Alves Moura Machieli  em 
         Educação&Participação respondeu em 
  •    Maria do Carmo da Silva Schumar  em 
         Educação&Participação respondeu em 
  •    REIJANE RAMOS DA SILVA FRANCA CSCD-BA-G9T1  em 
         Educação&Participação respondeu em 
  •    ESTELIO PEREIRA GABINO  em 
         Educação&Participação respondeu em