Notícias - Thais Iervolino - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef anuncia os projetos vencedores da Regional Ribeirão Preto

Ação Criança – Artes Integradas na promoção dos direitos da Criança e do Adolescente, Estação Vida e Arte, Alvorada e AtuAção são os projetos vencedores da Regional Ribeirão Preto nesta 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, respectivamente nas categorias micro, pequeno, médio e grande porte.

A cerimônia de premiação aconteceu ontem (29), em Ribeirão Preto, e contou com a participação de representantes da Fundação Itaú Social, do Unicef e do Cenpec.

“O prêmio faz 20 anos no ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente faz 25 anos. Valorizamos o direito das crianças e adolescentes serem os protagonistas da própria história. Nessa aventura pedagógica de acreditar que cada criança e adolescente é capaz de construir sua própria cidadania, as organizações da sociedade civil e as escolas que participam da premiação demonstram para todo Brasil que é possível fazer cada vez mais por elas”, disse Marcelo Mazzoli, chefe da área de Educação e Parcerias do UNICEF no Brasil.

A premiação em imagens

Fotos: Luciana Serra.
Clique na foto para acessar a galeria do Flickr. Fotos: Luciana Serra.

 

>> Conheça os projetos vencedores dessa Regional:

Microporte: Ação Criança – Artes Integradas na promoção dos direitos da Criança e do Adolescente
Parceria:
Núcleo de Pesquisa e Ação em Arte Comunitária (Nupeac) e Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Cândido Lobo
Informações: O Projeto Ação Criança promove ações de arte-educação para fortalecer as referências comunitárias de 158 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no município de Caconde (SP). Saiba mais sobre o projeto, clique aqui. 

Clique na foto para acessar a galeria do Ação Criança – Artes Integradas na promoção dos direitos da Criança e do Adolescente no Flickr. Fotos: Éder Dias Fotografia e Impressão.
Clique na foto para acessar a galeria do Ação Criança no Flickr. Fotos: Éder Dias Fotografia e Impressão.

Pequeno porte: Estação Vida e Arte
Parceria:
Pequenos Obreiros de Curuçá (POC) e Escola Estadual (EE) Luiz Carlos Gomes
Informações: No Estação Vida e Arte, 110 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, desenvolvem autonomia e são estimulados a valorizar a cultura local e suas identidades. O projeto é desenvolvido no município de Bauru (SP). Saiba mais sobre o projeto, clique aqui. 

Fotos: Willian Roberto Olivato
Clique na foto para acessar a galeria do Estação Vida e Arte no Flickr. Fotos: Willian Roberto Olivato.

Médio porte: Projeto Alvorada
Parceria:
Alvorada Associação Amigos de Boa Vontade e EE Prof. Alpheu Dominiguetti
Informações: Desenvolvido no município de Ribeirão Preto (SP), o projeto promove a educação integral de crianças e adolescentes por meio de jogos, brincadeiras, contação de histórias, vídeos, filmes, rodas de conversa, danças, músicas, esportes, acesso à tecnologia etc. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui. 

Fotos: Audiovisual Comunicação Integrada - Thiago de Paula
Clique na foto para acessar a galeria do Projeto Alvorada no Flickr. Fotos: Audiovisual Comunicação Integrada – Thiago de Paula.

Grande porte: Projeto AtuAção
Parceria:
Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap) e EE Padre Antonio Mobili
Informações: A partir da articulação com a escola pública e com temas referentes a educação e cidadania, o projeto AtuAção desenvolve o protagonismo, a autonomia e as potencialidades de 100 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no município de Campinas (SP), por meio de dança, capoeira, informática, produção de textos etc. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui. 

Fotos: Nette Repres. Com - Ester Angelini Custodio
Clique na foto para acessar a galeria do Projeto AtuAção no Flickr. Fotos: Nette Repres. Com – Ester Angelini Custodio.

Trajetória de seleção

Após o término da análise preliminar, quando se verifica a compatibilidade dos projetos inscritos com o regulamento do Prêmio, e da divisão por regional e por porte, cada projeto classificado foi analisado documentalmente em relação ao seu conteúdo por mais de um avaliador da Comissão de Seleção Regional, que definiu os 20 projetos semifinalistas dessa regional.

Depois dessa seleção, todos os projetos semifinalistas passaram por uma avaliação dos Comitês Técnicos Regionais, que indicaram quais seriam os projetos vencedores regionais. Antes da premiação, porém, todos os projetos indicados receberam uma visita técnica com o objetivo de aprofundar a análise documental realizada e confirmar a indicação.

Premiação

Cada uma das organizações da sociedade civil (OSCs) e das escolas públicas parceiras responsáveis pelos quatro projetos vencedores desta regional receberá, como prêmio, o valor de R$ 25 mil. No caso das OSCs, o prêmio em dinheiro deverá ser destinado exclusivamente para a manutenção ou a ampliação do projeto, e, no caso das escolas, para o fortalecimento e a ampliação das ações de educação integral.

> Leia aqui o regulamento do Prêmio;

> Consulte o cronograma das próximas ações desta edição. 

Sobre o Prêmio

Com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma, a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef teve 1.947 projetos inscritos em todo o Brasil.

O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Foi criado em 1995 e, ao longo desses 20 anos, vem reconhecendo e dando visibilidade a projetos socioeducativos que, articulados com escolas públicas, são voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Tagsescola pública, OSC, parceria, premiação, ribeirão preto

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 2 comentário(s)

  •    Laura Maria dos Santos  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    Sonia Almeida  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em