Notícias - Thais Iervolino - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef anuncia os projetos vencedores da Regional Rio de Janeiro

Aprender Faz Bem, Gente é pra Brilhar, Casa Escola e #integr@ção são os projetos vencedores da Regional Rio de Janeiro nesta 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, respectivamente nas categorias micro, pequeno, médio e grande porte. A regional abrange os projetos dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A cerimônia de premiação aconteceu ontem (7), no Rio de Janeiro, e contou com a participação de representantes da Fundação Itaú Social, do Unicef e do Cenpec.

Conheça os projetos vencedores dessa regional:

Microporte: Aprender Faz Bem
Parceria:
Associação Bem Faz Bem e Escola Municipal (EM) Manoel Coelho
Informações: Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social é o foco de atuação do projeto, que desenvolve oficinas de capoeira, balé, linguagem, esportes, música e apoio escolar para 94 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui.

 

aprenderfazbem
Clique na imagem para acessar a galeria do projeto Aprender Faz Bem no Flickr. Foto: Mary Chrisóstomo.

 

Pequeno porte: Gente é pra Brilhar
Parceria:
Núcleo Especial de Atenção à Criança (Neac) e Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Anita Malfatti
Informações: O projeto atua na garantia dos direitos sociais, sobretudo na promoção da educação integral, a fim de assegurar o aprendizado, a socialização e a integração familiar e comunitária. Oficinas de apoio escolar e alfabetização alternadas com literatura e biblioteca, informática educativa, balé, esporte, arte e cultura são algumas das atividades desenvolvidas com 100 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui.

genteeprabrilhar
Clique na imagem para acessar a galeria do projeto Gente é pra Brilhar no Flickr. Foto: Núcleo Especial de Atenção à Criança (Neac).

 

Médio porte: Casa Escola
Parceria:
Verde Cidadania e EM Parque da Mangueira
Informações: Alfabetização, apoio escolar, uso das tecnologias, educação ambiental, aulas de inglês, oficina de fotografia e produção de vídeo compõem o leque de ações desenvolvidas pelo projeto com 111 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui.

Clique na imagem para acessar a galeria de imagens do projeto no Flickr. Foto: Phelipe Paraense
Clique na imagem para acessar a galeria do projeto Casa Escola no Flickr. Foto: Phelipe Paraense.

 

Grande porte: #integr@ção
Parceria: Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Emir de Macedo
Informações:
Todas as ações desenvolvidas pela parceria entre organização e escola estão pautadas na garantia de direitos de 200 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, que desenvolvem atividades como teatro, dança, capoeira, letramento e informática. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui.

Clique na imagem para acessar a galeria de imagens do projeto no Flickr. Foto: PHOTOCOLOR / Murillo Cabral
Clique na imagem para acessar a galeria do projeto #integr@ção no Flickr. Foto: PHOTOCOLOR/Murillo Cabral.

 


Trajetória de seleção

Após o término da análise preliminar, quando se verifica a compatibilidade dos projetos inscritos com o regulamento do Prêmio, e da divisão por regional e por porte, cada projeto classificado foi analisado documentalmente em relação ao seu conteúdo por mais de um avaliador da Comissão de Seleção Regional, que definiu os 20 projetos semifinalistas.

Após essa seleção, todos os projetos semifinalistas passaram por uma avaliação dos Comitês Técnicos Regionais, que indicaram quais seriam os projetos vencedores regionais. Antes da premiação, porém, todos os projetos indicados receberam uma visita técnica com o objetivo de aprofundar a análise documental realizada até então e confirmar a indicação.

 

Premiação

Cada uma das organizações da sociedade civil (OSCs) e das escolas públicas parceiras responsáveis pelos quatro projetos vencedores desta regional receberá, como prêmio, o valor de R$ 25 mil. No caso das OSCs, o prêmio em dinheiro deverá ser destinado exclusivamente para a manutenção ou a ampliação do projeto, e, no caso das escolas, para o fortalecimento e a ampliação das ações de educação integral.

> Leia aqui o regulamento do Prêmio;

> Consulte o cronograma das próximas ações desta edição. 

 

Sobre o Prêmio

Com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma, a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef teve 1.947 projetos inscritos em todo o Brasil.

O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Foi criado em 1995 e, ao longo desses 20 anos, vem reconhecendo projetos socioeducativos que, articulados com escolas públicas, são voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Tagseducação integral, escola, organização, OSC, premiação

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 2 comentário(s)

  •    Natália Silva  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    Sirlei Fávero Costa  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em