Notícias - Thais Iervolino - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef anuncia projetos vencedores da Regional Goiânia

Nesta quarta-feira (14), a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef divulgou os vencedores da Regional Goiânia, que abrange os projetos inscritos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. São eles: Arte e Movimento. Arte de Expressar, de Falar e de Proteger. Transformando Seu Ser;  Batucadeiros; Arte, Circo e Cidadania; e Educação Cidadã: Rompendo Paradigmas e Construindo Saberes, respectivamente nas categorias micro, pequeno, médio e grande porte.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de premiação que aconteceu em Goiânia (GO) e contou com a participação de representantes da Fundação Itaú Social, do Unicef e do Cenpec.

 

>> Conheça os projetos vencedores desta regional:

Microporte: Arte e Movimento. Arte de Expressar, de Falar e de Proteger. Transformando Seu Ser
Parceria:
Associação Folclórica de Tangará da Serra e Centro Municipal de Educação (CME) Silvio Paternez
Informações: O projeto busca garantir o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Para isso, prioriza atividades com foco na criatividade e na expressão cultural, como oficinas de violão, teatro, dança, coral, artes plásticas, confecção de instrumentos musicais e arte indígena.

Pequeno porte: Batucadeiros
Parceria:
Instituto Batucar e Centro de Ensino Fundamental (CEF) 113
Informações: Atendendo 80 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, o projeto desenvolve diversas atividades, como formação orquestral, instrumentos musicais, técnica vocal e leitura. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui. 

Médio porte: Arte, Circo e Cidadania
Parceria: Circo Laheto e Escola Municipal (EM) Bárbara de Souza Morais
Informações: A utilização da linguagem circense aliada aos saberes populares promove o desenvolvimento integral de 150 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos participantes do projeto.

Grande porte: Educação Cidadã: Rompendo Paradigmas e Construindo Saberes
Parceria:
Instituto de Desenvolvimento Humano, Social, Econômico e Cultural Maná do Céu para os Povos e EM Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira
Informações: O projeto atende 123 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e desenvolve oficinas de informática, cidadania, recreação, judô, natação e atletismo.

Trajetória de seleção

Após o término da análise preliminar, quando se verifica a compatibilidade dos projetos inscritos com o regulamento do Prêmio, e da divisão por regional e por porte, cada projeto classificado foi analisado documentalmente em relação ao seu conteúdo por mais de um avaliador da Comissão de Seleção Regional, que definiu os 20 projetos semifinalistas desta regional.

Depois dessa seleção, todos os projetos semifinalistas passaram por uma avaliação dos Comitês Técnicos Regionais, que indicaram quais seriam os projetos vencedores regionais. Antes da premiação, porém, todos os projetos indicados receberam uma visita técnica com o objetivo de aprofundar a análise documental realizada e confirmar a indicação.

Premiação

Cada uma das organizações da sociedade civil (OSCs) e das escolas públicas parceiras responsáveis pelos quatro projetos vencedores desta regional receberá, como prêmio, o valor de R$ 25 mil. No caso das OSCs, o prêmio em dinheiro deverá ser destinado exclusivamente para a manutenção ou a ampliação do projeto, e, no caso das escolas, para o fortalecimento e a ampliação das ações de educação integral.

> Leia aqui o regulamento do Prêmio;

> Consulte o cronograma das próximas ações desta edição. 

 

Sobre o Prêmio

Com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma, a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef teve 1.947 projetos inscritos em todo o Brasil.

O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Foi criado em 1995 e, ao longo desses 20 anos, vem reconhecendo projetos socioeducativos que, articulados com escolas públicas, são voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Tagseducação integral, mobilizacao, organização, OSC, premiação

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 4 comentário(s)

  •    Fernanda - Fundação Terezinha Mendes  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    IVONEIDE DA SILVA ASSUNÇÃO  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    IVONEIDE DA SILVA ASSUNÇÃO  em 
  •    Elisângela  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em