Notícias - João Marinho e Vanessa Nicolav - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef realiza primeiro encontro presencial de OSCs e escolas em 2016

Ação integra a Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras dos 32 projetos finalistas da 11ª edição. Na internet, troca de conhecimentos utilizará o Facebook pela primeira vez como estratégia formativa​

Garantia de direitos, fortalecimento de políticas públicas, desenvolvimento cognitivo, protagonismo, convivência e afetividade. Conhecimento do território, abertura para a comunidade, desenvolvimento e fortalecimento de parcerias, empoderamento das famílias, articulação entre diferentes atores e com as redes de proteção de crianças e adolescentes, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Valorização do espaço escolar e de equipamentos sociais, educativos e culturais; união de espaços, tempos e competências; múltiplas linguagens; currículo transversal e transdisciplinar. Educação integral e para a democracia.

Assista ao vídeo sobre o encontro:

Esses foram alguns dos insights que surgiram entre os cerca de 70 participantes do primeiro encontro presencial realizado em 2016 no âmbito da Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras da 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de junho nas dependências do Hotel Golden Tulip Belas Artes, em São Paulo (SP).

Os encontros presenciais – o desta semana foi o primeiro de três – integram um conjunto de estratégias que visam fortalecer as parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas já existentes nos 32 projetos vencedores regionais da premiação de 2015 e contribuir para a construção colaborativa e a disseminação de conhecimentos e experiências bem-sucedidas de educação integral no Brasil.


“Estamos todos aqui em busca de uma transformação do ser. Quem é esse ser? Primeiramente, as crianças e os adolescentes – e depois nós mesmos. Porque nós aprendemos e crescemos com eles, não só no conhecimento, mas também no nosso espírito, no nosso eu. Estou feliz de estar aqui com vocês.”

Joeli Siqueira, Projeto Arte e Movimento


> Confira aqui quais são os 32 projetos vencedores regionais. 

Currículo transversal e transdisciplinar? Em breve, a plataforma Educação&Participação publicará uma Temática sobre currículo e educação integral. Fique de olho!

 

O encontro em imagens

Oriundos das mais diferentes regiões do País, os participantes tiveram, no primeiro dia, a oportunidade de se conhecer, interagir e participar de momentos de reflexão conjunta.

As OSCs e escolas de cada regional se apresentaram ao público, destacaram os pontos fortes e características de cada localidade e até mesmo fizeram cantorias, com direito à demonstração de interações aplicadas nos projetos.

Na sequência, uma série de atividades colocou em debate os conceitos de educação integral, ações socioeducativas e parceria OSC-escola e estimulou os parceiros a refletirem sobre as ações que cada um realiza com as crianças e os adolescentes que atende.


“São poucos os que, como o Prêmio, nos apoiam: muitos atiram pedras. Às vezes, nossas próprias famílias não entendem por que estamos preocupados – e, no entanto, se não cuidarmos da educação dessas crianças, o que vai ser? Nós podemos ser pequenos, mas temos grandes ideias.”

Gil Brasil,  Projeto Socioeducativo Atleta Bom de Nota


Esse segundo momento foi importante por possibilitar um desenho das ações específicas à escola e específicas à OSC e também por demonstrar as potencialidades das ações conjuntas realizadas por ambas, com base nas características de cada um dos portes trabalhados pelo Prêmio: micro, pequeno, médio e grande.

Finalmente, no segundo dia, os participantes se concentraram em construir o perfil do gestor dos projetos socioeducativos: que características são importantes para um gestor de escola e um gestor de OSC para que se alinhem e promovam as ações socioeducativas? Além disso, foram discutidas estratégias para que as reflexões do encontro sejam disseminadas entre todas as equipes envolvidas em cada projeto.

Clique na imagem para ver a galeria de fotos do encontro no Flickr:
1º Encontro Presencial - Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras dos 32 projetos finalistas da 11ª edição

 

O que é a Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras?

Iniciativa da Fundação Itaú Social e do Unicef com coordenação técnica do Cenpec, o Prêmio Itaú-Unicef reconhece e estimula projetos socioeducativos desenvolvidos pela parceria entre organizações da sociedade civil e escolas públicas que contribuam com políticas públicas de educação integral para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos em condição de vulnerabilidade socioeconômica – mas não se esgota na premiação bienal que ocorre, há mais de duas décadas, em anos ímpares e seleciona alguns dos projetos mais criativos e singulares nessa área.

Nos anos pares, o Prêmio acompanha os projetos vencedores, ou finalistas, de suas oito regionais – Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo – e desenvolve com eles uma série de ações formativas e de acompanhamento, além do compartilhamento de experiências.

Para isso, são propostas três estratégias:

Os encontros presenciais, que constituem espaços de reflexão conjunta e de interação entre os 64 representantes – um da OSC e um da escola – dos 32 projetos vencedores regionais. É quando cada projeto percebe, em vivas cores, que não está sozinho na luta pela educação integral e pela garantia do direito ao desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens e onde é possível compartilhar, em pessoa, as alegrias e os desafios do dia a dia, além de possibilitar o surgimento de uma rede em âmbito nacional.


“Os desafios que estão postos não são maiores que as ações que estão sendo realizadas.”

Irmã Suely Gomes, Projeto Vida


As visitas técnicas, que permitem a elaboração de planos de ação para fortalecer as parcerias já existentes, potencializando as atividades desenvolvidas com as crianças, adolescentes e jovens.

Finalmente, o espaço virtual, em que os participantes, além de terem acesso a materiais formativos, compartilham arquivos, desenvolvem discussões e, assim, contribuem para a construção de conhecimento e a disseminação da educação integral no País. Este ano, o Prêmio optou, pela primeira vez, por utilizar o Facebook como esse espaço virtual colaborativo e formativo.

A 11ª edição do Prêmio (2015-2016), que tem como tema Educação integral: aprendizagem que transforma, contribuiu ainda mais para o fortalecimento dessas parcerias e experiências, ao premiar, pela primeira vez, não apenas as OSCs, mas também as escolas públicas que participam dos projetos.

 

Fotos: Equipe Prêmio Itaú-Unicef e João Marinho / Vídeo: Vanessa Nicolav

Tagscirculação do território, educadores, escola pública, gestores, OSC, parceria

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Total de 5 comentário(s)

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  •    Maria Raimunda Meireles de Almeida Costa  em 
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  •    Gil Brasil  em 
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  •    isabel maria magalhães freitas  em 
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