Notícias - João Marinho - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef realiza terceiro e último encontro presencial em 2016

Realizado entre os dias 23 e 24 de novembro, evento que integra a Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras trouxe dinâmicas, troca de experiências e contou com registros pessoais dos participantes

“Nosso foco é o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, como defende a educação integral – e as formações se inserem na estratégia de divulgar esse conceito pelo país.” Foi com essa frase que, em agosto de 2016, a técnica de formação do Prêmio Itaú-Unicef Claudia Petri destacou à plataforma Educação&Participação a importância das ações formativas do Prêmio e anunciou as atividades previstas para o segundo semestre do ano. Entre outras ações, as atividades compreendiam a realização de dois encontros presenciais, de um total de três previstos para 2016, no âmbito da Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras – e o último deles aconteceu na semana passada, nos dias 23 e 24 de novembro, com cerca de 70 participantes que se reuniram no Matsubara Hotel, no bairro do Paraíso, zona sul de São Paulo (SP).

O 3º encontro presencial marca um momento de conclusão da Assessoria para o ano de 2016, que, como em todos os anos pares, é dedicado à formação de gestores e educadores e ao acompanhamento de projetos de ações socioeducativas realizados em parceria entre escolas públicas e organizações da sociedade civil (OSC). Nos anos ímpares, ocorre a premiação em si, além de ações de formação.

Entre debates, rodas de conversa, dinâmicas que trabalharam com outros idiomas e momentos de confraternização – inclusive com a realização de amigo secreto –, a plataforma Educação&Participação deu voz aos participantes para saber como foi. Confira três vídeos gravados por eles e veja como avaliaram o evento!

 

 

 

O 3º encontro na voz dos participantes

 


“Estar neste encontro foi sensacional. Levo todos no meu coração.” (Valquíria Moraes, do projeto Preservando a Vida)


 


“Muito feliz com tudo que vivemos neste encontro! Momentos de aprendizagem, troca de experiências. Foi mágico, inesquecível! Muitas saudades – e plena gratidão à equipe maravilhosa do Prêmio Itaú Unicef! ” (Roberto Amorim; projeto
Aluno Repórter – A Imprensa na Escola Rádio e TV)


 


“Foi gratificante a oportunidade de termos participado desses três encontros. À equipe do Prêmio Itaú-Unicef, minhas palavras de gratidão.” (Dinês Rangel, do projeto Aprender Faz Bem)


 

“Desejo que todos sejam recebidos em seus lares, projetos e escolas, com sorrisos, abraços e energia para trabalhar. Paz e luz, gente linda.” (Adriana Damaceno, do projeto
Ação Criança – Artes Integradas na Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente)


 


“Foram três encontros de muitas maravilhas. Conhecer cada um foi uma benção para mim. Tudo que aprendi levarei para partilhar com a equipe e com as crianças: guardarei em meu coração a imagem desses momentos de muito aprendizado.” (Avenilza Tokuta, do projeto Curumins da Amazônia II: Protagonizando Vidas com Educação e Arte)


 


“Muito obrigado pela companhia, carinho, respeito!” (Joul, do projeto Matéria Rima)


 


“Eu tenho que levar o que aprendi: a mudança começa por mim […] Precisamos acreditar, apostar. O aluno não é só aluno, é um cidadão que pode mudar, e eles precisam de partilha, de sonhos. É preciso ter um olhar individual para as diferenças. Os frutos desse encontro já estão começando.” (Cleidiane Duarte, do projeto #integr@ção)


 

O 3º encontro em imagens

Confira a galeria com fotos tiradas pelos participantes e compartilhadas nas redes sociais.

O que é a Assessoria às Organizações e Escolas Parceiras?

Iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com a coordenação técnica do Cenpec, o Prêmio Itaú-Unicef reconhece e estimula projetos socioeducativos desenvolvidos pela parceria entre OSCs e escolas públicas que contribuem com políticas públicas de educação integral para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos em condição de vulnerabilidade socioeconômica – mas não se esgota na premiação bienal que ocorre, há mais de duas décadas, em anos ímpares e seleciona alguns dos projetos mais criativos e singulares nessa área.

Nos anos pares, o Prêmio acompanha os projetos vencedores, ou finalistas, de suas oito regionais – Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo – e desenvolve com eles uma série de ações formativas e de acompanhamento, além do compartilhamento de experiências.

Os encontros presenciais – que constituem espaços de reflexão conjunta e de interação entre os 64 representantes (um da OSC e um da escola) dos 32 projetos vencedores regionais – são parte dessas ações. É quando cada projeto percebe, em vivas cores, que não está sozinho na luta pela educação integral e pela garantia do direito ao desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens e onde é possível compartilhar, pessoalmente, as alegrias e os desafios do dia a dia, além de possibilitar o surgimento de uma rede em âmbito nacional.

A 11ª edição do Prêmio (2015-2016), que tem como tema Educação integral: aprendizagem que transforma, contribuiu ainda mais para o fortalecimento dessas parcerias e experiências, ao premiar, pela primeira vez, não apenas as OSCs, mas também as escolas públicas que participam dos projetos.

 

> Saiba como foi o 1º encontro presencial, realizado em junho.
> Veja os destaques do 2º encontro presencial, realizado em setembro.

Fotos e vídeos: Reprodução/Materiais produzidos por participantes do 3º encontro presencial do Prêmio Itaú-Unicef.
Tagscomunidade, educação integral, escola pública, escolas, OSCs, parceria, Prêmio Itaú-Unicef

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Total de 1 comentário(s)

  •    Professor Gil BRASIL  em 
         Prêmio respondeu em