Reportagens - João Marinho e Vanessa Nicolav - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef: premiação das Regionais Belém e Goiânia

Protagonismo de crianças e adolescentes, papel da escola, educação integral e anúncio da 13ª edição do Prêmio a ser realizada no próximo ano marcam encontro das duas regionais

Criatividade, protagonismo infantojuvenil e participação dos diferentes atores do território e da escola – de gestores e professores até a merendeira e representantes das comunidades do entorno escolar – nas discussões sobre ações socioeducativas. Se, em Belo Horizonte, o financiamento da educação foi um dos destaques, no encontro das Regionais Belém e Goiânia do Prêmio Itaú-Unicef, os representantes das organizações da sociedade civil (OSCs) e das escolas das parcerias finalistas encontraram sua própria maneira de discutir conceitos fundamentais da educação integral.

O encontro com OSCs e escolas finalistas e a cerimônia de premiação das parcerias reconhecidas  da 12ª edição do Prêmio aconteceram nos dias 26 e 27 de outubro no hotel Grand Mercure Belém, na capital paraense. Dentre as 24 finalistas, 12 da Regional Belém e 12 da Regional Goiânia, foram premiadas 8 parcerias, 4 por regional, para cada um dos portes: micro, pequeno, médio e grande porte.

A programação teve a presença de mais de 60 pessoas no city tour, jantar de confraternização e formação; e mais de 130 participantes na premiação da noite do dia 27, entre representantes das parcerias, jornalistas, equipe do Prêmio e convidados. Assista ao vídeo.

 

Cultura e confraternização

As atividades do dia 26 começaram com um almoço no hotel e seguido de um passeio por Belém com os representantes das 24 parcerias finalistas.


Raio X das regionais

Belém 
Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Rondônia
Parcerias inscritas: 95

Goiânia
Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal
Parcerias inscritas: 135


Foram visitados alguns dos principais pontos turísticos de Belém (PA), como o mercado a céu aberto Ver-o-Peso; as docas às margens da Baía do Guajará, que banha a cidade; a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré; o Forte do Presépio, que iniciou a fundação do município; e o Museu do Encontro, nas dependências do Forte, com objetos que contam a história indígena da região (destaque para peças de cerâmica marajoara) e a história da colonização portuguesa na Amazônia oriental.

À noite, os participantes tiveram um jantar de confraternização com apresentação de flauta e histórias sobre nomes de pessoas e experiências em suas organizações e escolas.

Animados, dançaram carimbó e cantaram músicas populares, inclusive canções da cultura típica de outros estados, como o boi-bumbá de Parintins (AM). A canção Vermelho, do compositor Chico da Silva, que homenageia o boi Garantido e interpretada por nomes como Daniela Mercury e Fafá de Belém, foi um dos sucessos da noite. Assista.

Boi Garantido

Além do #carimbó, ontem teve cantoria de #BoiBumbá, com direito a músicas em homenagem a #Garantido e Caprichoso. Muita cultura e #educaçãointegral no jantar de confraternização das Regionais Belém e Goiânia do Prêmio Itaú-Unicef. Logo mais, retomamos a cobertura com o encontro de formação.

Publicado por Educação&Participação em Sexta, 27 de outubro de 2017

 

13ª edição do Prêmio Itaú-Unicef em 2018

No dia 27, entre a manhã e a tarde, representantes de OSCs e escolas participaram de uma formação sobre parceria, ação socioeducativa, educação integral e território, tal como aconteceu em Minas Gerais, mas deram um tom próprio ao evento.

Apesar das vastas diferenças regionais – as Regionais Belém e Goiânia concentram todos os estados das Regiões Norte e Centro-Oeste do país, com suas inúmeras particularidades –, as falas destacaram os desafios em comum na execução das ações socioeducativas, a criatividade como uma das estratégias para encontrar soluções conjuntas e a necessidade de dar voz aos atores envolvidos nas parcerias e/ou impactados por elas, em especial as crianças e os adolescentes. O papel histórico da escola e a necessidade de reformá-la, tornando-a uma instituição mais viva, democrática e aberta, foram outros pontos que se sobressaíram ao longo do encontro com OSCs e escolas finalistas.

À noite, a partir das 20 horas (horário local), ocorreu a premiação, com o anúncio das parcerias reconhecidas, que receberam mais 20 mil reais para a escola e a organização. O destaque ficou por conta da novidade anunciada por Nazira Arbache, coordenadora técnica do Prêmio Itaú-Unicef. Em vez de contar com um ano de premiação e um ano exclusivo de formação, como vem ocorrendo ao longo das últimas edições, o Prêmio terá sua 13ª edição já em 2018 – e com duas categorias de premiação: a parceria entre OSC e escola, como na edição atual; e a OSC articulada no território.

A cerimônia também teve a presença do secretário municipal de Educação de Belém, Marcelo Roberto Garcia Mazzoli. Durante o evento, foram utilizadas flores, bexigas e velas digitais para prover momentos lúdicos aos convidados, sendo pautado pela história de uma família que tentava sobreviver à seca. A partir da narração, de acordo com os acontecimentos pelos quais os protagonistas passavam, foram apresentadas as parcerias finalistas em cada porte e anunciadas as 8 reconhecidas. Na sequência, foi servido um coquetel, com direito à apresentação do Grupo Sabor Marajoara e muito carimbó entre os presentes.

 

> Confira o Debate Virtual com a participação de Marcelo Mazzoli.
> Veja como foi a cobertura completa dos dois dias de eventos na nossa página do Facebook.
> Assista abaixo ao anúncio da premiação de cada parceria reconhecida*.

Clique aqui para conhecer as parcerias.

 

Galeria de imagens

Veja as fotos que mostram as atividades e os participantes dos dois dias de encontro. Crédito das fotos: Vanessa Nicolav.

Premiação das Regionais Belém e Goiânia - 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef


* Os vídeos são automaticamente reproduzidos na playlist. Caso deseje assistir a cada um separadamente, clique com o mouse ou toque no canto superior esquerdo da tela e escolha o vídeo a ser reproduzido.
Tagseducação integral, escola pública, parcerias, premiação, Prêmio Itaú-Unicef, território

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)