Reportagens - João Marinho e Vanessa Nicolav - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef: premiação das Regionais São Paulo, Ribeirão Preto e Curitiba

Com foco na família e no território, Prêmio Itaú-Unicef realiza, em São Paulo, a maior premiação regional da 12ª edição

Identidade, conhecimento, experiência, troca, realização, ousadia. As palavras escolhidas pelos representantes das organizações da sociedade civil (OSCs) e de escolas públicas das Regionais São Paulo, Ribeirão Preto e Curitiba para descrever o encontro de formação do Prêmio Itaú-Unicef resumem a experiência da maior premiação regional da 12ª edição.

O encontro com as OSCs e as escolas finalistas e a cerimônia de premiação dos dias 8 e 9 de novembro reuniram, em São Paulo, o maior número de regionais, parcerias, projetos e participantes até agora. No city tour, jantar de confraternização e formação, estiveram presentes mais de 100 pessoas, entre representantes das parcerias finalistas e avaliadores do Prêmio. Na cerimônia da noite do dia 9, mais de 230 convidados assistiram à premiação de 12 parcerias reconhecidas, quatro por regional para cada um dos portes: micro, pequeno, médio e grande porte. Todos os eventos foram realizados no hotel Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, na região central da capital paulista. Assista ao vídeo.

 

Novo olhar sobre o território

Triângulo Histórico de São Paulo. Clique para ampliar. Fonte: São Paulo Mapas.

As atividades do dia 8 começaram com um almoço no hotel seguido de um passeio pelo centro de São Paulo com os avaliadores do Prêmio e os representantes das 36 parcerias finalistas das três regionais.

A proposta do passeio, que começou no Triângulo Histórico – região compreendida entre a Praça da Sé, Largo São Bento e Largo São Francisco –, foi promover um novo olhar sobre o território da maior cidade do Brasil.

Para isso, vans com guias turísticos levaram os participantes a visitar a Catedral da Sé, de inspiração neogótica, cuja construção começou em 1913; e a região do Pátio do Colégio, marco da fundação da cidade, onde foram vistos o próprio pátio, com uma parede original de taipa de pilão do colégio que deu origem à cidade; a Igreja São José de Anchieta e o Solar da Marquesa de Santos. O passeio terminou no distrito da Luz, em uma visita à Pinacoteca do Estado, primeiro museu de artes de São Paulo.

À noite, houve um jantar de confraternização com apresentação de flauta, cavaquinho, contação de histórias e cantoria, com músicas famosas do repertório nacional, de nomes como Dominguinhos e Anastácia e do sambista Adoniran Barbosa. Confira.

Em breve, retomamos nossa cobertura com o segundo dia de celebração das #RegionaisSPRibeirãoCuritiba do Prêmio Itaú-Unicef. Enquanto isso, que tal curtir um pouco da cantoria do jantar de ontem? E estão Ansiosos pela revelação dos premiados? É hoje à noite!

Publicado por Educação&Participação em Quinta-feira, 9 de novembro de 2017

 

Família, instituição educadora

Entre a manhã e a tarde do dia 9, cerca de 70 representantes de OSCs e escolas participaram de uma formação sobre parceria, ação socioeducativa, educação integral e território. Um diferencial em relação às premiações regionais anteriores foi uma formação específica para mais de 30 avaliadores do Prêmio. Ao todo, três salas foram ocupadas no Novotel Jaraguá para dar conta da programação.

Depois de um momento de integração entre as regionais, os temas família e território deram o tom nas falas dos participantes, mesmo nos arcos temáticos não específicos desses assuntos.

O papel da família como instituição educadora, suas diferentes configurações e a necessidade de apoiá-las em suas vulnerabilidades e chamá-las a participar foram enfatizados. Ao lado disso também estava a necessidade de conhecer e compreender o território em que vivem crianças e adolescentes, a fim de que as ações socioeducativas sejam mais potentes e possam envolver uma multiplicidade de espaços e atores para além da escola. A importância de reconhecer as potencialidades do território, especialmente da periferia, também foi mencionada.

Raio x das regionais

São Paulo
Estado: São Paulo (Região Metropolitana da capital e litoral)
Parcerias inscritas: 166

Ribeirão Preto
Estado: São Paulo (interior)
Parcerias inscritas: 171

Curitiba
Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Parcerias inscritas: 238

Total de parcerias: 575

Por fim, abordou-se a questão da migração, tão presente nos grandes centros urbanos. Mães, pais e filhos que se deslocam e se separam entre cidades, estados e mesmo países diferentes em busca de melhores condições de vida e seu impacto na realidade cotidiana das famílias foi um dos assuntos trazidos por representantes de OSCs e escolas a partir das experiências vividas em seus projetos. As reduções no orçamento do Programa (Novo) Mais Educação, a discussão curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a necessidade de garantir os direitos de crianças e adolescentes em um cenário adverso também foram pontuados.

Ao final da formação, os participantes foram convidados a escrever em filipetas coloridas as características dos territórios em que OSCs e escolas atuam e as conquistas, desafios e sentimentos trazidos pelas parcerias, depois discutidos em rodas de conversa.

À noite, a partir das 19h30, ocorreu a premiação, com o anúncio das parcerias reconhecidas, que receberam mais 20 mil reais para a escola e a organização.

Balões azuis e laranjas e velas digitais propiciaram momentos lúdicos em uma cerimônia marcada por muita emoção, pela presença de crianças e adolescentes de parcerias finalistas e muita torcida. Ao final, no coquetel, houve muita dança ao som do grupo Gafieiras da Luz. Assista ao anúncio da premiação de cada parceria*.

  • Clique aqui para conhecer as parcerias.

  • Veja como foi a cobertura completa dos dois dias de evento no nosso Facebook.

 

Galeria de imagens

Confira as fotos que mostram as atividades e os participantes dos dois dias de encontro. Crédito: Vanessa Nicolav e João Marinho.

Premiação das Regionais São Paulo, Ribeirão Preto e Curitiba - 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef

 


* Os vídeos são automaticamente reproduzidos na playlist. Caso deseje assistir a cada um separadamente, clique com o mouse ou toque no canto superior esquerdo da tela e escolha o vídeo a ser reproduzido.
Tagseducação integral, escola pública, parcerias, premiação, Prêmio Itaú-Unicef, território

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)