Notícias - João Marinho - Prêmio Itaú-Unicef

Prêmio Itaú-Unicef: seleção de semifinalistas avalia projetos em três regionais

Iniciada há cerca de um mês com o encontro presencial de avaliadores da Regional Belém, a etapa de seleção dos projetos semifinalistas da 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef já passou por outras três regionais: Recife, Curitiba e Goiânia.

Os três encontros tiveram um total de 105 avaliadores, indicados pelos parceiros do Prêmio: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Canal Futura. Foram 47 avaliadores na Regional Recife, 38 em Curitiba e 20 em Goiânia, que analisaram um total de 933 projetos inscritos. “O grande destaque na 11ª edição tem sido o forte comprometimento dos avaliadores em processar as avaliações conforme os critérios pautados para esta edição”, diz a coordenadora Nazira Arbache.

Do grupo de avaliadores do Recife, Gustavo César Barros Amaral participou pela segunda vez do Prêmio Itaú-Unicef. Educador e assessor da Undime-PE, Gustavo teve a oportunidade de avaliar projetos de organizações de grande porte na 10ª edição do Prêmio, em 2013, e de pequeno porte, na atual edição.

A experiência lhe permitiu perceber como a parceria entre organizações da sociedade civil e escolas públicas tem impacto mesmo em contextos em que não há grande aporte de recursos financeiros. “O que chamou a atenção nos projetos de pequeno porte é que há organizações que, com escassos recursos, conseguem resultados tão positivos quanto aquelas que têm grandes recursos […]. Se tiver uma mobilização bem-feita, um trabalho de sensibilização, de cooperação dentro da comunidade e da escola, existem trabalhos tão exitosos e tão significativos quanto aqueles que têm grandes investimentos”, disse ele em entrevista a Marcelo Bragato Pardini, da equipe do Prêmio.

> Clique aqui para ouvir na íntegra a entrevista com Gustavo César Barros Amaral sobre sua experiência como avaliador do Prêmio Itaú-Unicef.

 

Regional Recife
Encontro presencial 23 e 24 de julho
Estados AL, BA, CE, MA, PI, PB, PE, RN e SE
Total de avaliadores 47
Projetos 446

 

Regional Curitiba
Encontro presencial 30 e 31 de julho
Estados PR, RS e SC
Total de avaliadores 38
Projetos 304

 

Regional Goiânia
Encontro presencial 30 e 31 de julho
Estados DF, GO, MS, MT e TO
Total de avaliadores 20
Projetos 183

 

Outras seleções

A Regional Ribeirão Preto, que analisa projetos do interior do Estado de São Paulo, realizou seu encontro presencial nos dias 6 e 7 de agosto. A Regional São Paulo realiza o seu nesta semana, avaliando as inscrições da Grande São Paulo e do litoral do Estado. “As organizações e escolas públicas serão informadas a respeito de todos os resultados das diferentes etapas”, esclarece Nazira.

 

Entenda a seleção dos semifinalistas

A seleção dos projetos semifinalistas é processada por meio da análise documental; cada projeto é analisado por pelo menos dois avaliadores, sendo um representante da área de Educação e outro da área de Assistência Social, em regime paritário, indicados pelos parceiros do Prêmio.

São selecionados até cinco projetos por porte – grande, médio, pequeno e micro –, em cada Regional, totalizando até 160 semifinalistas. Nesta edição, o Prêmio contou com inscrições de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

 > Leia aqui o regulamento do Prêmio;
> Consulte o cronograma de trabalhos.

 

Sobre o Prêmio

Com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma, a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef teve 1.947 projetos inscritos em todo o Brasil.

O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Foi criado em 1995 e, ao longo desses 20 anos, vem reconhecendo projetos socioeducativos que, articulados com escolas públicas, são voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Tagsavaliação, premiação, semifinalistas

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 8 comentário(s)

  •    José Diaz de Souza - Associação Social Civil Abaiuc - ASCA  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    roseane  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    Carla  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    Jorge Odilon Maciel  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    Bianca da Silva Duate  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    Rosana Claudia Anunciação Franco  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    Estela Fagundes  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em 
  •    Fernanda Milanez  em 
         Prêmio Itaú-Unicef respondeu em