Programa Jovens Urbanos avança no fortalecimento de parcerias em 2012

Fortalecendo parcerias com instituições públicas e privadas e com as organizações da sociedade civil nas regiões onde atua – São Paulo (SP), Pouso Alegre (MG) e Serra (ES) – o Programa Jovens Urbanos assumiu em 2012 novos desafios e mudanças metodológicas para promover o desenvolvimento integral de jovens.

Em 2012, foi realizada a 7ª edição do Programa em São Paulo, realizando uma inovação importante e geradora de bons resultados: a elaboração de um Plano Participativo nos territórios em que atua, que reuniu representantes de diferentes setores das organizações públicas, sociais e privadas dessas localidades para debater sobre as condições de vida da juventude e seus impactos e diálogos com o Programa.

Tal avanço aconteceu à medida que, no âmbito da formação de jovens, o Programa buscava ampliar os espaços de participação da juventude, tanto com o envolvimento dos jovens nas ações do Programa, quanto por meio de sua preparação para debates públicos importantes. “Foi assim que representantes dos jovens do Programa realizaram uma intervenção na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que aconteceu em junho de 2012”, destaca Lilian L’Abbate Kelian, integrante da equipe do Programa Jovens Urbanos.

Ela também lembra que outro passo importante do Programa em 2012 foi o fato de a formação dos jovens em São Paulo ter priorizado a discussão sobre a participação da juventude na vida pública e o debate sobre o mundo do trabalho, o que se desdobrou na articulação do Programa com o Instituto Paula Souza para disponibilização de vagas em cursos técnicos aos participantes da iniciativa.

Já em Minas Gerais, o Programa contribuiu para o aprimoramento de uma política pública intersetorial de atendimento à juventude em 2012, por meio da continuidade de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social em 2011. Essa articulação tem como meta assessorar o Programa Poupança Jovem em Pouso Alegre, e também formar os profissionais dos outros oito municípios em que esse programa da SEDESE se realiza. Dentro desse escopo um dos aspectos importantes é a concepção de desenvolvimento integral que orienta a formação de educadores do Poupança Jovem.

Também em 2012, teve início uma parceria do Jovens Urbanos com a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU), com vistas a desenvolver as ações do Programa no município de Serra, na região metropolitana do Espírito Santo. Sendo a primeira parceria do Programa com uma secretaria de Educação, essa aproximação está possibilitando que as concepções do programa influenciem o debate a respeito do Ensino Médio no Estado.

Outra contribuição dessa parceria com o Poder Público tem sido a articulação de algumas ações do Jovens Urbanos com as escolas públicas de Serra, seguindo o intuito de disseminar as ações do Programa para outros jovens e promover o retorno daqueles que abandonaram a escola.

Desafio e expectativas para 2013

O grande desafio do Programa Jovens Urbanos em 2012 foi a busca por aprimorar suas metodologias para corresponder à realidade dinâmica da juventude brasileira. O esforço foi realizar uma pesquisa que levasse em consideração aspectos do desenvolvimento econômico do Brasil (e, em especial, das áreas metropolitanas), bem como discussões sobre o ensino médio, questões culturais, movimentos políticos da juventude, etc. São essas discussões que estão fundamentando a continuidade do Programa em 2013.

Para o próximo ano, a equipe responsável pelo programa, espera: participar ativamente da discussão de modelos de educação integral para juventude; aprimorar os programas e estratégias da formação dos jovens, contribuindo para a discussão sobre o ensino médio; ampliar a articulação da iniciativa com as escolas da rede pública; e construir modelos de gestão que garantam qualidade no gerenciamento com otimização dos recursos, impactando custos diretos e indiretos da execução do programa.

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)