Programa Jovens Urbanos desenvolve ações no Espírito Santo

A cidade de Serra, situada na região metropolitana da Grande Vitória, é o novo território de atuação do Programa Jovens Urbanos, que, desde 2004, busca ampliar o repertório sociocultural dos jovens em situação de vulnerabilidade, de maneira a contribuir para sua permanência na escola ou para o seu retorno a ela, incentivando a conclusão da educação básica.

O Programa Jovens Urbanos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Governo do Estado do Espírito Santo, com coordenação técnica do Cenpec, em parceria com sete organizações locais que vão trabalhar diretamente com os jovens. São elas: Associação Cultural Girassol, Associação Lar Semente do Amor, Centro Social Calazans, Meninos e Meninas do Mestre, Projeto Cidadão, Projeto Curumim e Projeto Legal.

O município é um dos territórios considerados prioritários pelo Programa Estado Presente, um conjunto de ações intersetoriais do Governo do Espírito Santo que pretende levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O Programa Jovens Urbanos é uma das ações que a Secretaria de Educação do Espírito Santo está promovendo nos territórios do Estado Presente.

Ao todo, 480 jovens de 15 a 20 anos, matriculados nas Escolas Estaduais do Município de Serra, serão contemplados pelo Programa.

 

Formação dos Jovens

A formação tem por objetivos: ampliar o repertório sociocultural dos jovens; gerar oportunidades para participação do jovem na vida pública e para sua inserção no mundo do trabalho e potencializar e diversificar suas possibilidades de inserção produtiva.

A metodologia do Programa Jovens Urbanos proporciona aos jovens diferentes formas de compreender sua realidade: exploração, experimentação, produção e expressão.

Juventude, Cidade, Mundo do Trabalho e Politica são campos de investigação sugeridos aos jovens na formação. São estratégias da formação: promover a circulação dos jovens pela cidade, proporcionar seu acesso aos bens culturais e aos serviços públicos, bem como possibilitar aos jovens maior contato com o mundo do trabalho.

Os jovens são convidados a colocar em prática os aprendizados conquistados ao longo do Programa e a desenvolver planos de intervenção em suas comunidades, disseminando suas produções e ideias.

 

Formação dos Profissionais

Neste semestre, os educadores que vão trabalhar com os jovens passaram por uma Formação Inicial, em que puderam conhecer melhor a metodologia do Programa Jovens Urbanos.

Ao longo dos sete meses de Programa, o Cenpec coordenará a formação continuada desses profissionais, possibilitando seu desenvolvimento em contato com os desafios da prática. São temas dessa formação: Juventude e Cultura; Cidade e Sustentabilidade; Mundo do Trabalho e Empreendedorismo; Políticas Públicas e Participação.

“Nessa edição em Serra, viabilizada pela parceria com a Secretaria da Educação, o principal desafio do Programa Jovens Urbanos é dialogar com as escolas estaduais, contribuindo para o debate sobre a formação integral dos jovens.

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)