Projeto Comunidade do Erê – Fazendo Arte com Criatividade

 Organização responsável: Associação Eremim – Ação Social de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Humano

 Localidade: Osasco/SP 

Crer que é possível transformar a realidade em que se vive e instrumentalizar crianças, adolescentes, jovens e suas famílias para que se sintam capazes de atuar nessa direção é o que propõe o Projeto Fazendo Arte com Criatividade, da Associação Eremim.

“Por entendermos a relevância da ludicidade para o processo de ensinar e aprender, contribuímos para o desempenho escolar, quando propomos atividades que visam o desenvolvimento do ser humano, em uma perspectiva social, criativa, afetiva, cultural e histórica. Assim, o processo de aprendizagem se torna leve, curioso, investigativo, atento, planejado…”

Ficha de inscrição

A música, a dança, o teatro, o hip hop, a literatura, a comunicação oral e escrita, a recreação são meios para que tenham acesso à arte, à cultura, à educação integral. Como resultado, ampliam seus horizontes de vida, desenvolvem a capacidade crítica para compreender as condições em que vivem, transformar essa realidade, ocupar e ampliar os espaços sociais.

Mas que realidade é essa? O que transformar? As respostas vêm da circulação pela comunidade, da fruição de seus espaços, das reflexões, de muitos encontros e conversas para identificar necessidades, potencialidades e desejos. A partir daí, é definir no coletivo – que envolve, não apenas participantes do projeto, mas famílias e a comunidade do entorno – as possibilidades de intervenção. E agir: criar ruas de lazer, revitalizar uma praça, fortalecer os vínculos familiares, ocupar espaços ociosos com potencial educativo. Tudo isso pautado pela alegria, pelo prazer de estar junto, de brincar, de criar, de sonhar com uma vida melhor.

Assim as atividades desenvolvidas estimulam a arte, a criatividade, o desenvolvimento de habilidade individuais, coletivas e sustentáveis, através dos princípios da educação popular, na ação coletiva, na construção de conhecimento, no respeito às diferenças, à diversidade e a participação social.

  Veja álbum de fotos do Projeto

 

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)