Notícias - Vanessa Nicolav - Prêmio Itaú-Unicef

Redes de mobilização pela criança, adolescente e jovem é tema de novo vídeo do Prêmio Itaú-Unicef

No marco de sua 13ª edição, que aposta na ampliação das estratégias de reconhecimento de iniciativas que promovem ações voltadas para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens por todo o Brasil, o Prêmio Itaú-Unicef iniciou um trabalho em rede  – o Prêmio Itaú-Unicef Em Rede – e lança nesta semana um material audiovisual inédito que têm o objetivo de apresentar elementos sobre as condições socioeconômicas em nosso país e debater a importância de articular redes para superar os desafios impostos por nossa realidade.

Parte de uma série de quatro produções destinadas a relatar os novos desafios daqueles que lutam pela construção da educação integral em nosso país, o primeiro episódio destaca algo que é comum a todas essas iniciativas: a desigualdade social. “O objetivo da série é discutir os novos temas que encontramos na realidade social e também novas estratégias e soluções. Para começar, não poderíamos deixar de falar de desigualdade social, que é a condição que permeia todas as outras. Acreditamos que, ao reconhecer e levantar informações sobre as diferentes causas desse problema maior, conseguimos avançar nas transformações específicas de cada território”, afirma Mariana Cetra, do Prêmio Itaú-Unicef, que também é a apresentadora do vídeo.

Elaborado a partir do levantamento de temas trazidos com recorrência pelas próprias organizações participantes do Prêmio, a série será veiculada no Prêmio Itaú-Unicef Em Rede, que funciona como grupo de discussão no Facebook e agrega mais de 500 participantes, até o momento. O objetivo é estimular a reflexão sobre a articulação em rede e a mobilização nos territórios físicos e virtuais. “Cada vez mais, fica evidente que os projetos desenvolvidos de forma isolada e fragmentada já não são suficientes. A articulação de ações de diferentes frentes em torno de uma causa comum é condição para consolidar projetos efetivos. Nesse sentido, o Prêmio Itaú-Unicef Em Rede têm esse objetivo, de pensar novas formas de se comunicar e agir em conjunto”, afirma Mariana.

Assista ao primeiro episódio da série:
Para além das trocas entre os integrantes no grupo de discussão, os participantes da rede também são convidados a realizar desafios em seus territórios. Dessa forma, no fim do processo podem ser reconhecidos com o Selo de Mobilizador credenciado pelo Prêmio Itaú-Unicef Em Rede. Saiba mais sobre os desafios aqui.

Mais sobre o Prêmio Itaú-Unicef

O Prêmio é uma iniciativa do Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Criado em 1995, em um contexto de mudanças sociais na perspectiva da garantia de direitos – com a promulgação da Constituição Federal Brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –, o Prêmio Itaú-Unicef visa identificar, estimular e dar visibilidade a projetos realizados por organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas que contribuem para garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

Tagsadolescente, criança, educação integral, jovens, Prêmio Itaú-Unicef, vídeo

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)