SP Eventos
- Thais Iervolino - Educação&Participação

Reforma do Ensino Médio: Desafios e perspectivas para a construção democrática da Educação

O anúncio da realização de uma reforma do Ensino Médio, com características de urgência através de Medida Provisória, foi disparador da promoção de um debate sobre a forma de estruturação desta modalidade de escolarização. Faz-se de fundamental importância uma discussão acerca da oferta desta modalidade de ensino e sobre o processo de escolarização destes sujeitos, sendo que o CRP SP tem papel fundamental na garantia de espaços para realização destes debates com os profissionais da psicologia e com a sociedade.

Em continuidade a um primeiro debate realizado pelo CRP SP, antes da aprovação da Medida Provisória, este segundo evento tem como proposta discorrer sobre a forma como foi desenhado o projeto de sua formulação até a aprovação, os impactos da reformulação desta política, o cenário atual na educação e a viabilidade de sua implementação. Além disso, será bordada a ligação direta entre a reforma e a existência de uma Base Nacional Comum Curricular, balizando os prazos para efetivação da reforma. Para isso, a proposta é ouvir especialistas e a comunidade escolar.

Entendemos que tal medida impacta negativamente no objetivo fundamental da Educação de promover a formação integral e humanizada dos estudantes à medida que reduz a oferta ou retira disciplinas importantes para uma formação que favoreça uma melhor leitura da sociedade e de suas relações e retoma o acento num ensino médio voltado ao mercado e ao capital. Ademais, contraria também princípios democráticos, por não ter convocado a comunidade a debater qualquer alteração estrutural na Educação, desconsiderando o direito do estudante de ser ativo no processo de discussões de mudanças que lhe impactam diretamente, assim como o direito de todos os demais envolvidos, como familiares, professores, pesquisadores, gestores escolares, intelectuais da área, entidades e movimentos da sociedade civil ligados à Educação.

18h00 às 18h30 Credenciamento e Café de Boas-vindas

18h30 às 18h45 Mesa de Abertura

Aristeu Bertelli da Silva – Conselheiro Presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06.

Larissa Gomes Ornelas Pedott – Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06


18h45 às 20h45 Palestrantes

Daniel Tojeira Cara – Doutorando em Educação (USP), mestre em Ciência Política (USP) e coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015 entregue pela Câmara dos Deputados, em nome do Congresso Nacional.

Cesar Callegari – Sociólogo, membro do Conselho Nacional de Educação e presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada – IBSA. Foi Diretor da Faculdade SESI-SP de Educação, Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Diretor de Operações do SESI-SP e membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Na área científica, foi Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi Deputado Estadual por dois mandatos e é autor de vários trabalhos publicados sobre educação pública.

Marilene Proença Rebello de Souza – Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual). Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual) e Presidente atual. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002/2004 e 2011/2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005/2007 e 2008/2010). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016/2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Fabíola Loguercio – Representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Mediação 

Maria Rozineti Gonçalves – Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06


20h45 às 21h30 Debate

21h30 Encerramento


Clique aqui para se inscrever

Serviços

Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP

Endereço: Rua Arruda Alvim, 89 - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil

Tagscurrículo, educação democrática, ensino médio, novo ensino médio

Que tal deixar um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *