Notícias - Thais Iervolino - Prêmio Itaú-Unicef

Regional Belo Horizonte divulga seus projetos vencedores nesta 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef

Foram divulgados nesta quinta-feira (1) os projetos vencedores da Regional Belo Horizonte nesta 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. São eles: Projeto Vida  (categoria grande porte); Eu, Você e a Escola, Educação que Transforma (médio porte); Projeto Semear (pequeno porte); e Nossa História no Museu e na Fotografia (microporte).

O anúncio foi feito durante a cerimônia de premiação que aconteceu na capital mineira e contou com a participação de representantes da Fundação Itaú Social, do Unicef e do Cenpec.

A premiação em imagens

Clique na foto para acessar a galeria do Flickr. Fotos: João Bosco e Priscila.
Clique na foto para acessar a galeria do Flickr. Fotos: João Bosco e Priscila.

 

>> Conheça os projetos vencedores dessa regional:

Micro porte: Nossa História no Museu e na Fotografia
Parceria:
Associação Comunitária do Bairro Tony (Ascoton) e Escola Municipal (EM) Sebastião Gomes
Informações: Resgatar a história local a partir da produção cultural é o motor do projeto, que há dois anos atua em Ribeirão das Neves (MG). Crianças, adolescentes e jovens – na faixa etária de 10 a 18 anos – vivenciam a arte e a cultura por meio de jogos, oficinas de fotografia e vídeo, visitas a museus e espaços públicos. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui. 

nossahistorianomuseu
Clique na foto para acessar a galeria do Nossa História no Museu e na Fotografia no Flickr. Fotos: Nazira Arbache.

 

Pequeno porte: Projeto Semear
Parceria:
Associação Casa Arte Vida Lopes Assistência Social e EM José Dôndici
Informações: Por meio de atividades de esportes, informática, inglês, artes, culinária, educação ambiental, horta orgânica e agroflorestal, o projeto promove valores de cidadania, ética e responsabilidade socioambiental a 90 crianças, adolescentes e jovens, criando vínculos de pertencimento com a região e a consequente fixação das famílias na zona rural de Minas Gerais. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui. 

semear
Clique na foto para acessar a galeria do Projeto Semear no Flickr. Fotos: Lucio Henrique Barros Delgado.

 

Médio porte: Eu, Você e a Escola, Educação que Transforma
Parceria:
Projeto Caminhando Juntos (Procaj) e Escola Estadual (EE) João Cesar de Oliveira
Informações: Promover formação cidadã e a garantia de direitos de 220 crianças e adolescentes do bairro de Presidente, em Diamantina (MG), é um dos principais objetivos do projeto, que desenvolve uma metodologia participativa na qual pais, educadores, voluntários e a liderança local participam efetivamente das atividades realizadas. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui.

euvoceeaescola
Clique na foto para acessar a galeria do Eu, Você e a Escola, Educação que Transforma no Flickr. Fotos: Marcos Yasamo.

 

Grande porte: Projeto Vida
Parceria:
Associação Jaibense de Apoio ao Menor e EE Prof.ª Clara Menezes Dias
Informações: Acreditar no futuro é construir o presente. É no que crê o Projeto Vida, que tem por objetivos garantia de direitos, inclusão social, capacitação profissional, educação integral e participação comunitária na efetivação de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. Nessa perspectiva, oferece a 251 crianças e adolescentes atividades como produção linguística, elaboração de brinquedos, artesanato, teatro, dança, formação cidadã, rodas de conversa etc. Saiba mais sobre o projeto, clique aqui.

projetovida
Clique na foto para acessar a galeria do Projeto Vida no Flickr. Fotos: Foto Jaíba.

 

Trajetória de seleção

Após o término da análise preliminar, quando se verifica a compatibilidade dos projetos inscritos com o regulamento do Prêmio, e da divisão por regional e por porte, cada projeto classificado foi analisado documentalmente em relação ao seu conteúdo por mais de um avaliador da Comissão de Seleção Regional, que definiu os 20 projetos semifinalistas desta regional.

Depois dessa seleção, todos os projetos semifinalistas passaram por uma avaliação dos Comitês Técnicos Regionais, que indicaram quais seriam os projetos vencedores regionais. Antes da premiação, porém, todos os projetos indicados receberam uma visita técnica com o objetivo de aprofundar a análise documental realizada e confirmar a indicação.

Premiação

Cada uma das organizações da sociedade civil (OSCs) e das escolas públicas parceiras responsáveis pelos quatro projetos vencedores desta regional receberá, como prêmio, o valor de R$ 25 mil. No caso das OSCs, o prêmio em dinheiro deverá ser destinado exclusivamente para a manutenção ou a ampliação do projeto, e, no caso das escolas, para o fortalecimento e a ampliação das ações de educação integral.

> Leia aqui o regulamento do Prêmio;

> Consulte o cronograma das próximas ações desta edição. 

 

Sobre o Prêmio

Com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma, a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef teve 1.947 projetos inscritos em todo o Brasil.

O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Foi criado em 1995 e, ao longo desses 20 anos, vem reconhecendo projetos socioeducativos que, articulados com escolas públicas, são voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

 

Tagsescola, organização, OSC, parceria, premiação

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)