Notícias - Vanessa Nicolav - Prêmio Itaú-Unicef

Semifinalistas do Prêmio Itaú-Unicef: conheça o perfil dos projetos selecionados

Após processo de análise e seleção realizado por um grupo de aproximadamente 140 avaliadores – representantes das instituições organizadoras e parceiras do Prêmio – das áreas da educação, assistência social, cultura e comunicação, o Prêmio Itaú-Unicef divulgou, na última sexta-feira (30/08), os semifinalistas da sua 13ª edição.

Entre os 3.500 projetos inscritos, 100 foram selecionados como semifinalistas, sendo 60 na categoria 1 (OSC em Ação) e 40 na categoria 2 (Parceria em Ação). Para conhecê-los, clique aqui.

A divisão em duas categorias foi uma inovação desta edição, que buscou reconhecer uma quantidade maior de projetos e valorizar a diversidade de temas e metodologias utilizadas na realização das ações. Em comparação ao ano passado (2017), o número de projetos selecionados aumentou em 55%.

Oferecer categorias de participação reforça a ideia de que é possível promover educação e proteção social de diversas formas e reconhecer que cada uma tem sua potência e deve ser valorizada. Em 23 anos de Prêmio, nunca recebemos tantas inscrições, portanto é um desafio que impulsiona a equipe a pensar as próximas edições”, diz Marcelo Bragato, da equipe técnica do Prêmio Itaú-Unicef.

Os projetos semifinalistas recebem o valor de R$ 20 mil reais e seguem para a próxima etapa, que consistirá na avaliação e na seleção de 30 finalistas, sendo 20 na categoria 1 e 10 na categoria 2. Em outubro, serão anunciados os finalistas e em novembro haverá o evento de premiação com o anúncio dos vencedores: 4 projetos da categoria 1 e 2 projetos da categoria 2. Para mais informações sobre a 13ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, clique aqui.

Perfil dos semifinalistas

Ao todo, os projetos semifinalistas atendem mais de 27 mil crianças, adolescentes e jovens de todo país e atuam principalmente nas áreas de arte e cultura, educação, direitos da criança e do adolescente, cidadania, assistência social, esporte e meio ambiente.

Confira abaixo, no infográfico, mais informações sobre os projetos e o perfil do público atendido.

Sobre o Prêmio Itaú-Unicef

O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa do Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Criado em 1995, em um contexto de mudanças sociais na perspectiva da garantia de direitos – com a promulgação da Constituição Federal Brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –, o Prêmio Itaú-Unicef visa identificar, estimular e dar visibilidade a projetos realizados por organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas que contribuem para garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

Tagsinfográfico, PremioItauUnicef, semifinalistas

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)