AC Eventos
- Thais Iervolino - Educação&Participação

XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras

Participantes

“Cidades – Territórios de Convivência”

O tema que Rosário propõe a AICE para o XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras 2016 está no âmago de nossas convicções, nossos valores e nosso trabalho cotidiano: construir cidades mais justas, incentivando a convivência, a solidariedade e o respeito à diversidade, valorizando a igualdade de oportunidades e a integração social como princípios que possibilitem essa construção.

A cidade é um espaço complexo que abriga relações tanto espontâneas quanto planejadas ou estruturadas. Essas relações podem acontecer de maneira fluente ou fragmentada, expressando dinâmicas a partir das quais são construídos códigos comuns e compartilhados e que disseminam coexistências de tempos e de identidades diversas, variadas e desiguais.

Estes traços levaram a construir uma visão global acerca dos acontecimentos urbanos, e como consequência, a impor um modelo ao cotidiano das pessoas, suas trajetórias de vida, tradições e concepções de mundo.

Em razão disso, a complexidade e a diversidade da sociedade muitas vezes encobre as identidades e expressões de cada cidade, estruturando territórios em direção ao interior delas que passam a não conseguir dialogar entre si.

O desafio então é dar valor a essa heterogeneidade em convivência, estimulando a construção de âmbitos de diálogo e de encontro, favorecendo instâncias para o emprego e a educação, para o desenvolvimento cultural e pessoal e todas as contribuições que permitam transformar a cidade em um espaço mais democrático com base na convivência, na diversidade e na igualdade.

Assim, nos cabe imaginar uma cidadania que conte com as ferramentas para construir um cotidiano criador de pertença e de intercâmbio, com habilidades para uma convivência enriquecida pela diversidade, para abordar as diferenças de maneira harmônica e orientada ao alcance de sociedades mais igualitárias.

Para pensar na cidade que estamos construindo dia-a-dia, e a que em parte desejamos para o amanhã, propomos abordar seus diversos territórios como espaços de encontro e diálogo que permitam promover acordos para a convivência, superando a fragmentação.

Isto implica ultrapassar a noção geográfica do território, incorporando a narração da história vital das pessoas em seus relacionamentos, entendendo que é neles que se dão os fluxos e os intercâmbios, é onde se enraízam as identidades e se concebem as Políticas Públicas.

 

Clique aqui para ver a programação do evento



Saiba mais sobre o congresso

Serviços

Início: 01/06/2016

Fim: 04/06/2016

Local: Rosário - Argentina

Tagscidade educadora, educação integral, território

Que tal deixar um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *