A 13ª edição do Prêmio Itaú-Unicef apoiou e valorizou projetos que ofereceram diretamente ao público infanto-juvenil ações educativas, culturais e/ou de proteção social alinhadas ao conceito de educação integral, entendido como aquele que:

  • Buscou o desenvolvimento das diversas dimensões do ser humano, como as dimensões física, emocional, social, cultural e ética.
  • Articulou atores, espaços e saberes para promover o desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem, integrando os saberes comunitários (famílias, moradores, lideranças locais, artistas) e os espaços físicos da comunidade (ruas, praças, escolas, associações, centros culturais, instituições públicas ou privadas).
  • Permitiu o enfrentamento das desigualdades sociais.
  • Contou com arranjos diversificados e intersetoriais: responsabilidades partilhadas e sintonia com os contextos locais.
  • Considerou a complexidade do mundo contemporâneo, articulou o global e o local e dialogou com os interesses e as necessidades de crianças, adolescentes, jovens e sua cultura.

Nesta edição se inscreveram projetos realizados por organizações da sociedade civil (OSCs) que foram iniciados até 17 de abril 2017, oferecidos de forma gratuita e enquadrados em uma das seguintes categorias:

Categoria 1: OSC em Ação – projeto realizado pela OSC: Nesta categoria foram inscritos os projetos concebidos, planejados e executados pela OSC e que sejam oferecidos diretamente para crianças, adolescentes e jovens.

Categoria 2: Parceria em Ação – projeto realizado obrigatoriamente pela parceria entre OSC e Escola Pública: Nesta categoria foram inscritos os projetos concebidos, planejados e executados pelas duas instituições e que sejam oferecidos diretamente para crianças, adolescentes e jovens.


Formação

Durante o ano foram oferecidas ações de formação para todos os inscritos no prêmio, com objetivo de aprofundar e discutir temas relacionados ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens a partir da educação integral, entendida como aquela que busca o desenvolvimento das diversas dimensões do ser humano; dialoga com os interesses e as necessidades de crianças, adolescentes, jovens e sua cultura; e permite o enfrentamento das desigualdades sociais.

Nesta edição, o prêmio criou uma rede entre educadores, professores, gestores e articuladores, o Prêmio Itaú-Unicef Em Rede, para aprofundar a formação e a discussão sobre educação integral e mobilizar ações diretas no território. Nessa rede, os participantes foram convidados a realizar desafios para aperfeiçoar o trabalho e ampliar as possibilidades de atendimento e, assim, receber o credenciamento do Selo de Mobilizador.


Premiação Nacional


Menções Honrosas

Prêmio Itaú-Unicef 2018 Catálogo virtual 13ª Edição
Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social Marca da Unicef
Coordenação Técnica
Marca da CENPEC
Parceria
Marca da Futura Marca da CONGEMAS Marca da UNDIME
Apoio
Marca da CONSED Marca da Todos Pela Educação