Academia de Letras Infantojuvenil em Escola Pública – Vencedora regional da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef


Participantes da ação durante uma das atividades. Clique na imagem para visualizar outras fotos.

A iniciativa foi a vencedora da Regional Belo Horizonte na categoria microporte.

Resultado da parceria entre a organização Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil e a Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos, a ação é desenvolvida na cidade de Santa Bárbara (MG).

O objetivo da parceria é impulsionar o intercâmbio entre autores consagrados, alunos e comunidade em eventos acadêmicos, literários e culturais promovidos pela Academia, além de auxiliar a escola, o educador, o aluno e a família no processo de incentivo à leitura, à criação literária e à sua respectiva divulgação em livros e mídias digitais.

Ao todo, 508 crianças e adolescentes fazem parte das atividades da parceria, que contemplam a visita de escritores à escola, oficinas de criação poética, a apresentação da produção literária em entidades acadêmicas e culturais, praças públicas, museu e escolas, a criação do espaço Aldraviteca, um ambiente de leitura e produção aberto à comunidade, entre outras ações.

Como resultado, houve o aumento da autoestima e do índice de leitura entre alunos e suas famílias, a elevação do rendimento escolar do aluno e o fortalecimento da identidade da escola, entre outros.

 

Saiba mais sobre as edições do Prêmio Itaú-Unicef