Escola De Cidadania – Preparando os Adolescentes para o Futuro


escola de cidadania_not
 Integrantes do Escola De Cidadania Preparando os Adolescentes para o Futuro.
Foto: José Maria Fernandes Nogueira

Organização responsável: Associação Obras Sociais da Diocese de Abaetetuba

Localidade: Abaetetuba/PA 

“Empoderar a juventude, transformar a Amazônia, desenvolver o Brasil” é a ideia que ecoa do projeto Escola de Cidadania: preparando os jovens para o futuro, desenvolvido pela Associação Obras Sociais da Diocese de Abaetetuba – Pastoral do Menor, no estado do Pará.

“É muito interessante a forma como os adolescentes se expressam, analisam os fatos do cotidiano e delineiam as ações futuras. É visível como estão empoderados e sabem que são capazes de seus próprios caminhos.”

Relatório de Visita Técnica

Abaetetuba, que na língua tupi significa “lugar de gente valente”, vai, em meio às questões sociais adversas, mostrando sua resistência e suas potencialidades, tal como a palmeira do açaí, principal fonte de renda local, que se renova dia a dia e cria, às margens do rio Maratauíra, os caminhos e as estratégias de sobrevivência e superação.

A Escola de Cidadania, espraiada pelas diferentes comunidades de Abaetetuba contribui para a formação de jovens cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e sujeitos protagonistas de sua história.

A gestão da Escola de Cidadania é feita para e pelos participantes, colocando os jovens no lugar de coautores do processo de aprendizagem. Emana a convicção de que preparar os jovens para o futuro é a tarefa mais significativa para o presente, evidenciando que o caminho se faz caminhando. E caminhando junto.

A ação socioeducativa desenvolvida é hoje uma referência que se replica em todo o Brasil. Por meio da atuação dos jovens do projeto nos Encontros de Pastorais, realizados em diferentes estados do pais, a tecnologia desenvolvida no interior da Amazônia ganha contornos nacionais.

 

Veja álbum de fotos do Projeto