Projeto Alvorada


Clique na foto para acessar a galeria do Ação Criança no Flickr
Clique na foto para acessar a galeria do projeto Alvorada no Flickr

É a partir do reconhecimento de que a formação integral de crianças e adolescentes só é possível a partir da articulação com outros atores, que o Alvorada buscou a parceria com Escola Estadual Professor Alpheu Dominiguetti, em 2011. Com caráter preventivo e proativo, por meio de jogos, brincadeiras, contação de histórias, vídeos, filmes, rodas de conversa, dinâmicas, acesso às tecnologias, danças, música, esportes, circulação no território, acompanhamento psicológico e social, a parceria propicia um aprendizado para além do ensino formal: um ensino para a vida!

 

Premiação: projeto vencedor da Regional Ribeirão Preto – 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef

Categoria: Médio porte

Município: Ribeirão Preto (SP)

Parceria: 
Organização da Sociedade Civil (OSC): Alvorada Associação Amigos de Boa Vontade

“Estamos na entrada da favela do Trevo, região que deixa crianças e adolescentes em situação de completa vulnerabilidade, sem espaços de lazer públicos. Com o projeto, esses jovens são acolhidos em um espaço que os proporciona aprenderem, terem disciplina e os estimula a desenvolver o senso de responsabilidade. Somos uma entidade de assistência social e nos esforçamos para que as crianças participem de tudo, desde a orquestra de cordas até as aulas de judô e tênis” (Cristiane Ferreira Carvalho, gestora de projetos da OSC Alvorada Associação Amigos de Boa Vontade)

Escola pública: E.E. Professor Alpheu Dominiguetti

“A premiação é o reconhecimento de todo esse trabalho por parte de organizações internacionalmente importantes como a UNICEF o que consideramos muito importante. Com esse projeto unimos o social e o educacional, uma parceria muito significativa. A comunidade aprova essa união” (Sônia Simioni, diretora da EE Alpheu Dominiguetti)