Yvyra Yky – Educação Sociocultural-Ambiental Guarani Terra Vida – Vencedora regional da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef


Clique na imagem para acessar o álbum de fotos da ação parceira.

Resultado da parceria entre o Instituto Sementes ao Vento e a EE Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã. A ação vencedora regional na categoria pequeno porte desenvolve atividades para 49 crianças e adolescentes da aldeia Tekoá Pindó Mirim, em Viamão (RS), com o propósito de reduzir vulnerabilidades socioambientais, fortalecer a identidade e laços culturais da comunidade e ampliar o protagonismo de jovens e mulheres na vida comunitária.

Na cultura indígena guarani, há uma ligação muito estreita entre todos os aspectos da vida: as questões educacionais, a economia, a religiosidade, as relações sociais, a relação com a natureza, a medicina, o artesanato, o transcendental, a celebração da cultura. Tudo faz parte de uma unidade, o “ser guarani”. Nesse sentido, para trabalhar de forma integral a educação, há de se buscar a integração e a conexão de todos esses aspectos nos processos e nas ações desenvolvidos.

Saiba mais sobre as edições do Prêmio Itaú-Unicef