Um pouco mais sobre a instituição


O CDC Leide das Neves Jabaquara é umas 20 unidades de Assistência e Desenvolvimento Social da ACM São Paulo.


Possui convênio com o CRAS Jabaquara desde 2004. O foco do trabalho é a convivência social, oferecendo proteção social à criança e adolescente em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.


O CDC é referência na região pelo seu trabalho de resgate e valorização da cultura popular brasileira e pelo trabalho de promoção da igualdade racial e das relações étnico-raciais.


Por meio do convênio com o CRAS, atende 130 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses e 65 crianças, jovens e adultos no projeto de extensão cultural Grupo de Maracatu Ilê Aláfia.


Diariamente, crianças e adolescentes do serviço CCA conveniado com a Prefeitura/SMADS/CRAS desenvolvem atividades de: percussão brasileira, danças brasileiras, mediação de leitura africanas e afrobrasileiras, literatura de cordel, capoeira, culinária, casinha, brincadeiras da infância, recreação, jogos no computador, projetos protagônicos, oficinas de construção da identidade racial, intervenções em escolas sobre questões raciais, oficina de formação de grupo de Bumba-Meu-Boi, vivência teatral, intervenções de rua para divulgação dos projetos, acampamento, coleta para reciclagem de óleo residual de cozinha (Projeto Bióleo) e biblioteca.


A unidade, em 1999/2001, recebeu apoio da Vitae; em 2002, da Fundação Abrinq - Rede Nossas Crianças; em 2009, da SAP do Brasil, para reformulação da biblioteca.


Em 2009, foi finalista do Prêmio Volkswagen na comunidade, com o projeto "Brincando e Lendo Sigo Aprendendo"; também em 2009, foi semifinalista com o projeto "A Força da Cor", no Prêmio Itaú-Unicef e, em 2011, vencedor regional e finalista nacional com o mesmo projeto. Em 2013, no Prêmio Milton Santos, houve Menção Honrosa também com o mesmo projeto.


Em 2012, 2013, 2014 e 2015, jovens e educadores foram contemplados com o Programa VAI com projetos culturais envolvendo maracatu e samba. Em 2015, aguarda-se liberação de verba parlamentar via Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para oficinas de dança, música e cinema sobre o maracatu em escolas públicas do Jabaquara.


Com as famílias e comunidade além do grupo de maracatu, a unidade tem o Bloco Carnavalesco do Zé Pereira, cadastrado como um dos blocos oficiais da cidade de São Paulo, projeto Café com Boi (vivência da manifestação do Bumba-Meu-Boi do Maranhão com crianças e famílias), Marcha da Consciência Negra do Jabaquara, Vivência no Campo e inúmeras parcerias para fortalecer as ações na comunidade.


Dois projetos para a comunidade têm Facebook próprio. São eles:

http://www.facebook.com/ilealafia?ref=hl

http://www.facebook.com/marchaconsciencianegrajabaquara?fref=ts



Programas Relacionados

Prêmio Itaú-Unicef

Contato


Clique aqui e veja
outras instituições
NOTA: o conteúdo desta página é de responsabilidade da instituição.


Clique aqui e veja
outras instituições