Um pouco mais sobre a instituição


Oportunizar a crianças, adolescentes e jovens do meio rural a vivência prática de seus direitos de forma integradora, participativa e cidadã, visando a valorização da aprendizagem, a convivência e o empoderamento é a missão do Projeto Verde Vida. Criado em 1994 e legalmente fundado em 08/10/1998, o Projeto Verde Vida é fruto da iniciativa do arte-educador Marcos Antônio Xenofonte de Almeida, que por 10 anos desenvolveu trabalhado de garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua em Recife/PE. De volta à zona rural, ao Sítio Catingueira - Crato/CE, iniciou uma experiência com crianças e adolescentes do meio rural no cariri cearense. A ideia surgiu da constatação de que as crianças da localidade abandonavam a escola para trabalharem com os pais na “roça”, e as que permaneciam tinham baixo rendimento escolar. As primeiras atividades realizadas foram: artesanato, música e pintura, que o próprio Marcos implantou com o apoio voluntário de artistas locais. Inicialmente a experiência contava com 20 crianças. Frequentar e obter boas notas na escola foi a condição para participar do Projeto. O convencimento das famílias não foi tarefa fácil, houve resistência dos pais que foi vencida pelas próprias crianças ao demonstrarem um melhor desempenho escolar.


Em 1996 o Projeto recebeu a visita da organização alemã Aktionskreis Pater Beda, que sensibilizada pelo esforço do seu idealizador, passou a apoiar as ações já existentes e com a implantação de novas demandas acompanhamento escolar, capoeira, teatro, dança, coral, música, esporte e empreendedorismo com a criação da Padaria Verde Vida Pão.


No ano de 2009 a Unicef reconheceu o Verde Vida como instituição que desenvolve ações socioeducativas, contribuindo, em articulação com a escola pública, para a educação integral de crianças e adolescentes. Em 2011 o Projeto foi o Grande Vencedor do Prêmio Nacional de Educação Integral - Fundação Itaú/UNICEF, intitulado “Experiências que transformam”. 


São 22 anos de existência e ao longo dessa história de desafios e conquistas obtivemos muitas alegrias e testemunhamos singelas, simples, mas profundas e significativas transformações individuais e coletivas.


Projetos relacionados

  • 2015Prêmio Itaú-Unicef : Ações Culturais Para Povos Rurais

  • Programas Relacionados

    Prêmio Itaú-Unicef

    Contato
    • Bernado Vieira, 115  
    • Ponta da Serra, Crato - CE
    • 8835239162
    • verdevidas@yahoo.com.br


    Clique aqui e veja
    outras instituições

    Galeria da Instituição

    NOTA: o conteúdo desta página é de responsabilidade da instituição.


    Clique aqui e veja
    outras instituições