Porto Alegre (RS) - Foto: Editorial J/WikimediaA proposta de implantação de educação integral em Porto Alegre remonta a 2006, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e contemplava atividades em turno inverso.

Entre 2006 e 2008, 18 escolas aderiram à proposta, e, de forma progressiva, o quadro vem sendo ampliado: hoje, somam-se 47 de escolas de ensino fundamental regular que se organizam nos marcos da educação integral; no mesmo ano, o município aderiu ao Programa Mais Educação.

Em 2009, surge o projeto Cidade Escola, que, na sua modalidade de atendimento pela Rede Municipal de Ensino (RME), passou a abranger atividades esportivas, artísticas, letramento e matemática, que acontecem no turno inverso nas escolas da RME, atendidas por professores pertencentes ao quadro do município de Porto Alegre. Além dessas atividades, a SMED intensificou parceria com 12 instituições, por meio de convênios.

A SMED solicitou, em 2014, a assessoria dos parceiros Fundação Itaú Social e Cenpec para a formação de educadores sociais e de coordenadores pedagógicos que atuam nas entidades conveniadas do município. Os encontros de formação tiveram início em julho daquele ano.

Para 2015, o objetivo geral da parceria é assessorar a SMED na qualificação da sua política de educação integral visando a aprimorar os aspectos pedagógicos relacionados à integração entre os componentes curriculares da base nacional comum e os componentes da parte diversificada ofertada pelas entidades parceiras do Programa Cidade Escola e escolas da rede, por meio das seguintes metas:

Colaborar com a SMED na formação dos coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas da RME e dos educadores e coordenadores que atuam nas entidades conveniadas para aperfeiçoamento da política de educação integral, nos aspectos concernentes à integração curricular e alinhamento das iniciativas tendo como parâmetro a política pública;

Apoiar a equipe técnica da Secretaria na elaboração de subsídios pedagógicos para promover a integração das ações educativas desenvolvidas nas entidades conveniadas e nas escolas mediante a análise comparativa dos projetos e planos pedagógicos das duas instâncias;

Disseminar e sistematizar experiências e aprendizagens sobre implementação de políticas públicas de educação integral para os municípios do entorno de Porto Alegre.

Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social
Coordenação Técnica
Marca da CENPEC