Em sua  12ª edição em São Paulo (SP), o Programa Jovens Urbanos retoma a atuação em dois territórios: Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista. Em cada distrito, conta com a parceria local do Instituto Pombas Urbanas, organização cogestora em Cidade Tiradentes; da Fundação Tide Setubal, parceira institucional em São Miguel Paulista; e da associação Jovens do Brasil e do Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal (Procedu), organizações executoras das ações com os jovens em São Miguel Paulista. A rede de organizações locais é responsável pela articulação, realização e monitoramento das ações com cerca de 240 jovens participantes nos dois territórios.

Nesta edição, o laboratório do Jovens Urbanos apresenta sua inovação, o Portfólio Jovem, um espaço virtual em que os participantes podem registrar as ações realizadas ao longo do seu percurso formativo, ver e ser visto.

Histórico – Desde 2004, o Programa Jovens Urbanos atua na cidade de São Paulo, estando presente nos distritos de Brasilândia,  Capão Redondo, Campo Limpo, Cidade Tiradentes, Grajaú, Heliópolis, Jardim Ângela, Jardim Helena, São Miguel Paulista e Vila Mara.

Organizações participantes

Aspas
por Tábata Letícia Moraes da Silva, educadora

“Para mim, o mais importante foi a possibilidade de explorar a cidade com os jovens. Pudemos conhecer diversos lugares, que contribuíram para mostrar que a cidade vai muito além do território imediato dos jovens, que há espaços que podemos ocupar e que é possível, por meio desses espaços, dialogar com temáticas que os jovens consideram importantes. A visita ao Sarau das Pretas, por exemplo, foi uma delas. Com os jovens, aprendi que sempre tenho o que aprender.”

Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social
Coordenação Técnica
Marca da CENPEC